CASES DE SUCESSO 

ambev-logo-2.png

A AMBEV é uma empresa brasileira que controla aproximadamente 68% do mercado interno de cerveja do país, sendo uma das maiores cervejarias do mundo. Dentro de seu escopo encontra-se a fabricação de cervejas, chopes, refrigerantes, energéticos e diversos outros produtos que reunidos formam a junção de grandes marcas como Skol, Brahma, Budweiser, Corona além de muitas outras. Por estar inserida no ramo alimentício e possuir reconhecimento mundial é esperado que se siga protocolos severos com vários estágios e métodos de esterilização de seus equipamentos, processo conhecido também como CIP. Sabendo disso, a Jr. Eng propôs uma otimização de suas atividades de higienização que lhe pouparia tempo e ajudaria na tomada de decisão sobre qual etapa do CIP seria necessária.

O projeto contou com uma equipe de 5 pessoas sendo necessário a realização de visitas técnicas periódicas à fábrica. Para acabar com as dificuldades do cliente foi criado um programa no maquinário da indústria e que indica para o operador qual processo deve ser feito, poupando tempo e garantindo uma decisão mais assertiva.

Desse modo, após as visitas necessárias para entender a linha de produção e o processo de limpeza dos equipamentos, bem como as etapas de purificação dos mesmos, foram coletados dados e repassados para o código que seria usado. Depois das simulações e testes, o programa foi repassado ao cliente que pôde otimizar uma de suas etapas mais importantes da linha de produção garantindo uma redução no desperdício de tempo e consequentemente aumento de sua produção.