• Marina Pereira - Gerente de Jurídico-Financeiro

Tem dinheiro e não sabe por onde começar a gastar?


Foto: pressfoto

Você finalmente conseguiu juntar um dinheiro e quer investir na empresa, seja para melhorar algo para os clientes, ou até para seus próprios funcionários. Mas, por onde começar? Você já pensou em ouvir os interessados (clientes, funcionários...)? Qual é a opinião deles? O que eles acham importante? É assim que tudo começa!

Isso tem um nome: VOC (Voice of custumer), que nada mais é que, entender o que é importante para o seu cliente. Por exemplo, vamos dizer que você queira fazer uma melhoria dentro da sua empresa para que os funcionários fiquem mais satisfeitos. Você vai perguntar a eles, quais fatores eles julgam importantes para as melhorias. E eles vão comentar: “Tem que ter ar condicionado, as poltronas tem que ser macias...”. Com esse insumo, e com sua opinião também, você cria uma lista de critérios a serem avaliados, como no nosso exemplo: ar condicionado, poltrona, horário de almoço, confraternizações, máquina de café.

Com cada um desses critérios, você irá perguntar ao seu cliente (no caso, os funcionários), o lado positivo e o negativo de cada um, por exemplo:

Positivo: “Como você se sente se tiver ar condicionado na empresa?”

Negativo: “Como você se sente se NÃO tiver ar condicionado na empresa?”

As opções de respostas são:

→ Satisfeito

→ Deve ser assim

→ Indiferente

→ Posso conviver com isso

→ Insatisfeito

Fazendo a intersecção das respostas, e com alguns cálculos no meio, é possível chegar a um resultado muito satisfatório, em que, cada critério você consegue definir o que ele é considerado para o cliente:

  • Atrativo (Se tiver X critério, isso será um atrativo para eles);

  • Neutro (Se tiver X critério será indiferente para eles);

  • Obrigatório (Os clientes consideram X critério como obrigatório para empresa);

  • Unidimensional/linear (Quanto mais do X critério tiver, mais o cliente ficará feliz).

Com isso, é possível saber onde concentrar melhor seu dinheiro para investir na sua empresa, e tudo na base da opinião do cliente final. Lógico que esse é apenas um métodos, chamado KANO, mas o importante é você achar o que mais se adequa a você e sua empresa!

Para saber mais sobre o método KANO e como fazer seus cálculos: http://migre.me/v7uOe

#voc #priorização #gastos #empresa #cliente

47 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados