• Jr. Eng

CONVENÇA SEU CLIENTE EM 6 PASSOS


Uma dificuldade encontrada por muitos vendedores e até donos de estabelecimento é convencer seus clientes de alguma ideia, como a de que seu produto é o ideal para ele. A primeira impressão que o consumidor tem do seu negócio é a que fica, e você pode ser o responsável por ela. Ela pode superar as expectativas ou ser decepcionante dependendo do seu modo de falar e agir.

Muitas vezes esse trabalho requer um estudo do perfil do cliente (veja mais sobre esse tipo de estudo aqui) e uma preparação anterior ao encontro. Mas e quando você não sabe o perfil e/ou não estava preparado para receber um cliente naquele momento, como conquistá-lo de modo rápido e eficaz?

Para te ajudar nessa dificuldade, trouxemos algumas dicas inspiradas no livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie:

1. Demonstre importância

Desde o primeiro instante, demonstre que o cliente é importante para a sua loja, que ele é a razão de tudo aquilo existir. Para isso, dê total atenção a ele quando for preciso. Dessa maneira seu desejo de se sentir importante será satisfeito.

2. Sorria

Às vezes sorrir é o melhor remédio, te faz bem e passa simpatia a pessoa com quem se conversa. Mesmo que não tenha esse costume, tente sorrir mais no dia-a-dia. Uma pessoa que demonstra felicidade acaba sendo afetada por ela!

3. Lembre-se dos nomes

De acordo com o livro, o som que nós mais gostamos de ouvir é o do nosso próprio nome. Por isso, pergunte o nome do cliente no início da conversa e tente mencioná-lo ao longo dela, isso fará com que ele se sinta bem e a chance de conquistá-lo aumentará.

4. Fale pouco

Muitas pessoas querem na verdade um bom ouvinte, isso também ne aplica ao mundo dos negócios. Tente falar pouco sobre si, escutar mais sobre o que seu cliente tem a dizer e demonstrar interesse pelo conteúdo, fazendo perguntas pertinentes ao assunto quando existir uma brecha na conversa. Nunca o interrompa.

5. Encontre assuntos em comum

Ao longo da conversa, tente descobrir quais os gostos do cliente e se há interesses em comum com os seus. Explore isso e fique mais próximo dele, dessa forma conseguirão concordar em muitos tópicos.

6. Aja naturalmente

Tudo isso não será válido se for de maneira forçada. Pense que todos esses tópicos são guias para te dar uma maior chance de fazer com que seu cliente goste de você e convencê-lo de algo, mas leve a conversa de maneira natural. Faça elogios sinceros quando tiver a possibilidade, mas caso não exista, não force a barra, a pessoa perceberá.

Seguindo esses passos, você terá mais segurança em conversar com um possível consumidor do seu produto. Além disso, pode ser que faça mais um amigo nessa trajetória!


79 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados