• Jr. Eng

Descobrindo a Indústria 4.0 - PARTE 2


Está curioso para saber quais são as outras tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 né? Se ainda não viu a primeira parte deste conteúdo, clique aqui para ficar integrado. Bora continuar nosso estudo!

Sendo assim, as tecnologias que também fazem parte do conjunto que forma a 4ª revolução são:

  • Robótica Avançada

O uso de robôs na linha de produção se iniciou com a ideia de colocá-los em atividades insalubres ao homem. Levando isso em conta e adicionando o conceito de robótica móvel – robôs com movimentos automáticos – chegamos à robótica avançada. Esta conta com características como sensores que captam informações do ambiente (temperatura, pressão, proximidade, etc.), manipuladores (como braços), sistema de transmissão (leva informações a outras partes), sistema atuante (responsável pelo movimento), estrutura (sustentação da máquina), controladores (encarregado das tomadas de decisões previamente programadas), fonte de energia e autonomia. Uma curiosidade são os robôs colaborativos, que trabalham em conjunto com o ser humano em uma determinada etapa do processo.

  • Manufatura Aditiva

É o oposto da usinagem. Na usinagem, tira-se material para a criação de uma peça. Já na manufatura aditiva, a criação de peças é feita pela sobreposição de material, como é a impressão 3D, muito utilizada por companhias grandes e até pequenas. As vantagens são: ter peças mais leves, agilidade na criação, economia de ferramentas necessárias à produção, flexibilidade à demanda, customização e facilidade em geometrias complexas.

  • Manufatura Digital

Sua definição pode ser simplificada para o uso de ferramentas e softwares de modelagem tridimensional desde o produto até o processo. Seu procedimento é em suma: planejar > simular > validar. A vantagem de seu uso é a redução de tempo e de custo por não precisar fazer um protótipo real do produto/processo, além de agilidade obtida na simulação.

  • Integração de Sistemas

A integração de sistemas serve para mostrar como dados, processos, produtos e sistemas de produção e de gestão se integram na indústria 4.0. Essa integração pode ser horizontal ou vertical. Na primeira, os relacionados são a empresa e a cadeia de valor, como fornecedores, prestadores de serviço, clientes, etc. Já na segunda, a integração se dá entre as etapas dentro da empresa, como planejamento empresarial, controle, monitoração e operação. Essa união é essencial ao conceito de indústria 4.0, uma vez que permite antecipar e evitar (ou até solucionar) problemas sem que a produção pare.

Gostou das tecnologias? Isso é só o começo de uma nova era para as indústrias, mas não ache que a indústria 4.0 só se aplique a grandes negócios, muitos comerciantes adaptam essas tecnologias em seus mercados, por isso o importante é estar sempre atento às novidades e inovar sempre, seja construindo algo novo ou dando uma nova função ao que já existe.


34 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados