• Jr. Eng

3 Dicas para identificar seu público-alvo


Quando falamos sobre investimentos em publicidade, temos que ter em mente quais estratégias serão usadas para que esse recurso tenha a maior eficácia possível. A coisa mais importante nessa hora é pensar “Qual o perfil de quem mais precisa do meu produto/serviço?” e “Como essa pessoa gostaria de receber um anúncio do meu negócio?”. Definir isso permitirá que seu “cartão de visita” seja o mais personalizado possível e agrade aquele que tem mais chance de virar um cliente.

Seja para confeccionar flyers ou para impulsionar uma publicação no Facebook, esforços publicitários, na grande maioria das vezes, envolvem uma aplicação monetária. Agora, como tornar esse processo o mais proveitoso possível? Simples, traçando o perfil de seus clientes e descobrindo seus principais gostos e necessidades.

Vamos às dicas:

1. Identifique seu perfil demográfico:

A menos que você esteja vendendo felicidade, não é todo tipo de pessoa que precisa do seu produto ou serviço. Então, quem são as pessoas que realmente precisam? São jovens ou já com idade avançada? São homens ou mulheres? Qual seu nível de escolaridade? Gostam de sair todo dia ou são mais caseiros? Quais são seus hábitos? Saber a resposta dessas perguntas fará toda a diferença na hora de bolar suas estratégias de marketing e garantirá bons resultados.

2. Entenda suas necessidades:

Após identificar qual o perfil de quem é mais precisa do seu negócio, é hora de se perguntar qual os problemas específicos que seu produto/serviço busca solucionar na vida desse cliente. “O que eu tenho para oferecer de melhor que vá impactar a vida desse cliente?” e “Como meu produto pode agregar ou fazer parte da rotina desse indivíduo?” Colocando-se no lugar de seu público e prevendo as perguntas que farão, é possível antecipar uma série de respostas esclarecendo suas preocupações com cada detalhe, melhorando sua credibilidade e aumentando suas chances de venda.

3. Determine a melhor forma de atingi-los:

Se seu produto é voltado para adolescentes, da geração Twitter, que nunca nem leram um jornal, não faz sentido anunciar por esse meio concorda? É por isso que uma boa equipe de marketing deve estar sempre atenta aos principais canais de comunicação que aquele cliente usa e suas preferências visuais. "Se eu fosse meu cliente, como gostaria de ser informado sobre aquele produto?" Pensar em quais momentos de seu dia ele estar mais e como se apresentar da melhor forma para aquele público são noções essenciais de venda que otimizará todo o processo de divulgação da sua empresa.

Confira também: Porque conhecer seus clientes?

.


174 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados