• Jr. Eng

A importância da oratória na Engenharia


A maneira correta de falar pode fazer com que seus ouvintes te escutem por horas sem se cansar, admirem suas ideias e, o mais importante, deem a devida atenção ao assunto. E, apesar do que muitos pensam, na Engenharia não se fazem apenas contas. É necessário existir uma interdisciplinaridade muito grande nessa área para que uma ideia se torne concreta, mas mais do que isso é preciso que o engenheiro saiba a maneira certa de expor essa ideia. Imagine se um engenheiro de produção não conseguisse expor de maneira clara os dados da produtividade de uma linha, e o conselho entendesse uma ideia totalmente diferente da realidade?

Desde um processo seletivo ou um contato com clientes até uma reunião com os gestores de uma empresa, o engenheiro do século XXI precisa ter uma boa oratória e estar sempre atualizado com suas dicas e ferramentas, seja para expressar um pensamento ou convencer alguém de algo (veja mais sobre isso aqui).

Uma boa apresentação de início, com sinceras saudações aos ouvintes, já faz com que a atenção do público seja conquistada. Com relação à postura, é importante evitar ficar com as mãos no bolso, assim como evitar fazer muitos gestos com as mãos. Gesticule somente o necessário para o entendimento do conteúdo, caso não haja necessidade, mantenha as mãos juntas à linha do tórax com os palmos virados um para o outro. Isso transparece segurança e tranquilidade.

Procure se atentar à entonação de sua voz, é importante que ela acompanhe o conteúdo que você estiver dizendo. Por exemplo, caso você precise contar uma história, a entonação de voz adequada seria mais baixa e serena, mas se você quiser fazer questionamentos para instigar o público ou dar maior ênfase a uma frase, a sugestão é que sua voz seja mais firme e a fala mais pausada, para que o público absorva bem a mensagem.

Com uma oratória assim, um engenheiro consegue não só a atenção de seu cliente, gestor ou entrevistador, como também um interesse no que será dito logo após, fazendo com que sempre haja oportunidade para uma conversa.


197 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados