• Jr. Eng

Mindset de mudanças


Seus resultados não estão sendo como o esperado? Quer mudar, mas não sabe por onde começar? Existem muitas razões de seus resultados não saírem como o planejado, elas podem estar relacionadas à sua produtividade (saiba mais aqui) ou até ao seu mindset.

Mindset pode ser entendido como a maneira de pensar, nossa mentalidade. O ser humano funciona de um jeito muito simples: suas crenças determinam seus pensamentos, sentimentos e, consequentemente, suas ações, provocando resultados tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Já parou para pensar nisso? Em como a maneira que pensamos interage com nossas atitudes?

Para entender melhor como podemos otimizar a nossa mentalidade e atingir os resultados desejados, vamos entender os dois tipos de mindset existentes:

MINDSET FIXO

No mindset fixo, a zona de conforto reina. Isso significa que a pessoa com esse tipo de pensamento acredita que tudo o que acontece com ela está pré-determinado, e nada que ela faça pode mudar isso. Nesse caso, a pessoa entende que suas competências, inteligência e habilidades são fixas e inalteráveis, não vendo a possibilidade de desenvolvê-las.

Isso decorre muitas vezes de crenças e valores pré-estabelecidos na cabeça da pessoa, coisas que foram colocadas por outros em seu pensamento e que impossibilitam o indivíduo de crescer, tomar as rédeas da própria vida, ser líder de si mesmo e evoluir.

MINDSET PROGRESSIVO OU DE CRESCIMENTO

Já no mindset de crescimento, há muito conflito cerebral, o que permite maior atividade do órgão. Nessa situação, a curva de aprendizagem é intensa e crescente, a pessoa faz o melhor de si em tudo o que se compromete.

Além disso, as pessoas com esse tipo de mentalidade acreditam no desenvolvimento de suas habilidades e competências, praticando-os constantemente.

Um exemplo para diferenciar os dois tipos de mindset é quando uma pessoa não passa em um processo seletivo para um emprego. Aquele com mindset fixo irá entender que o emprego não era para ele, e que aquilo não era para acontecer mesmo, afinal suas habilidades não eram suficientes para a vaga ou que ele nunca conseguiria ela. Por sua vez, a pessoa com mindset progressivo iria levar aquilo como um aprendizado para os próximos processos, pegando o feedback e procurando melhorar suas competências a partir dele. Dessa forma, em uma próxima oportunidade, com certeza a segunda pessoa estaria mais bem preparada e desenvolvida que a primeira.

Sendo assim, concluímos que se você quer mudar, muito mais do que se organizar e estar disposto em um certo momento, você precisa de um mindset adequado para conseguir isso, que te permita se desenvolver e crescer a partir de suas experiências. Afinal, já dizia Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Sendo assim, concluímos que se você quer mudar, muito mais do que se organizar e estar disposto em um certo momento, você precisa de um mindset adequado para conseguir isso, que te permita se desenvolver e crescer a partir de suas experiências. Afinal, já dizia Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.


28 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados