• Isabela Lopes Furlan e Cíntia Koike Iamamoto

A tensão criativa e como está presente no dia a dia

Atualizado: Mai 7

Você com certeza já deve ter almejado grandes objetivos para o seu futuro, tanto no âmbito pessoal, quanto nos negócios e em algum momento dessa caminhada, pensamentos como: “Isso está muito distante da minha realidade atual”, “Não vou conseguir”, já devem ter passado pela sua cabeça. Esse tipo de pensamento, quando constantes, podem gerar muita ansiedade e por vezes acabam limitando nossos objetivos.

Para Peter M. Senge, em seu livro “A Quinta Disciplina”, essa ansiedade é denominada “tensão emocional”, que deve ser substituída pela “tensão criativa”. Mas, o que é a tensão criativa, afinal? Para ele, tensão criativa é a distância entre visão (nossos desejos e ideias) e a realidade atual. Quanto mais distante uma da outra, maior é essa tensão, metaforicamente seria como posicionar o dedo indicador e o polegar em um elástico para atirá-lo: quanto maior a distância entre os dedos, mais longe você consegue atingir o seu alvo. E mesmo parecendo paradoxal, as pessoas criativas utilizam esse hiato entre onde desejam estar e onde estão para gerar energia para a mudança.

Do ponto de vista organizacional, Peter comenta que “as organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir” e para isso uma empresa deve planejar-se estrategicamente a partir da sua visão, para alcançar sua missão, baseada em seus valores. Por exemplo, dentro da Jr. Eng, os líderes responsáveis pelo crescimento da empresa e pela percepção objetiva da realidade, atuam no Planejamento Estratégico, definindo nossa missão, nossa visão e entendendo quais são os principais valores que nos impulsionarão.

Mas, para entender a tensão criativa colocando-a a nosso favor, é preciso também encarar o “fracasso” como um processo de aprendizagem, como quando estamos aprendendo a andar ou aprendendo um novo idioma. Possuir uma visão de futuro clara e desafiadora deve motivar as pessoas a estarem em constante movimento e a investir energia em atividades eficazes.


Curtiu? Confira o nosso blog!

#tensao #criativa #tealidade #mudança

371 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados