top of page
  • Felipe Sakoda - PMO e Thiago Silva - Coordenador

Nervoso com a entrevista de emprego? Aqui vão algumas dicas!

Atualizado: 7 de mai. de 2020


O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo e exigente, o número de candidatos por vaga só aumenta e quase sempre todos os concorrentes são extremamente qualificados, sem contar que a maioria dos cursos realizados hoje não passam de pré- requisitos para a entrevista de emprego.


Olhando dessa forma, a tão sonhada vaga de emprego parece ficar cada vez mais distante, mas nós te daremos algumas dicas de como se destacar no processo seletivo e garantir que esta vaga seja sua.

O planejamento é o primeiro passo de sucesso para qualquer atividade da vida, para enfrentar um processo seletivo, não é diferente. Reflita sobre seus objetivos de carreira, atualize seu currículo, esteja sempre ativo buscando palestras e cursos de capacitações em sua área, seja protagonista e mantenha sempre sua rede de contatos atualizada. Além disso, trabalhe suas habilidades comunicativas e interpessoais, uma empresa de sucesso conta com um time alinhado e para que isso ocorra todos os colaboradores devem conseguir se impor e ouvir a posição alheia durante a resolução de conflitos. Nunca se sabe de onde as oportunidades podem surgir, pra isto aqui vão algumas dicas para se preparar para o processo seletivo.

O que fazer?

1. Estude sobre a empresa em questão, missão, visão e valor, seu portfólio, além de entender como você se encaixaria dentro da rotina daquela empresa.

2. Demonstre maturidade, profissionalismo e transparência, transmitindo com a mesma clareza seus pontos fortes e fracos, demonstrando que aceita bem seus fracassos, além de uma comunicação, clara, sincera e direta com o recrutador.

3. Ser sincero e transparente sobre as suas motivações e valores no trabalho, expressando seus pontos de vistas com clareza do seu real objetivo dentro da empresa, além de saber ouvir e ter empatia, pois cada vez mais, o mundo coorporativo tende a trabalhar em equipes.

O que não fazer?

1. Durante a entrevista nunca utilize formas de comunicação frias e arrogantes, minta ou falte com educação ao entrevistador e concorrentes para a vaga, e jamais diga durante uma entrevista de emprego, sobre qualidades que não possui, ou não sinta segurança, como por exemplo fluência em outros idiomas como inglês, espanhol, francês...

2. Não utilize meios de comunicação muito técnicos e superficiais sobre seu currículo e perfil comportamental durante a entrevista. Não utilize o processo seletivo como uma forma de negociar salários e bonificações

3. Por fim, se você está realmente a procura de um emprego, sempre atualize sua caixa de e-mail, mensagens e ligações telefônicas. Não deixe que esta oportunidade seja desperdiçada por causa de um descuido.

E agora? Mãos à obra!


Agora que você aprendeu algumas dicas para o seu processo seletivo, incorpore isso a sua rotina de entrevistas. Com certeza isso será fundamental para aumentar, ainda mais, os resultados dos seus processos seletivos.


Confira o nosso blog para mais conteúdos!

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page