• Julia Rodrigues Batista

A Importância do Endomarketing nas Empresas

Atualizado: Mai 7

Você já pensou em como seria se em sua empresa todos os colaboradores estivessem engajados e atuando com máxima produtividade? Com a aplicação do endomarketing você é capaz de alterar o cenário interno de sua empresa de forma a melhorar o convívio entre os colaboradores e a suas relações com a companhia.


Segundo o estudo dos professores James Heskett, Earl Sasser e Leonard Schlessinger da Harvard Business School, EUA, verificou-se que a motivação interna dos funcionários está diretamente ligada a lealdade do cliente e aumenta a produtividade. Por esse motivo e mais, o endomarketing surgiu com o objetivo de fazer com que os próprios colaboradores gerem resultados significativos para a empresa através de motivação e engajamento.


Também chamado de marketing interno, o endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas da empresa, no qual pode trazer vários benefícios para a companhia. A exemplo disso, além da motivação dos funcionários e a otimização da produtividade, está a diminuição da rotatividade dos funcionários, bem como o aumento da lealdade e compromisso dos funcionários com a empresa. Além disso, a estratégia do endomarketing de mostrar que a empresa se preocupa com o bem-estar e a saúde física e mental dos funcionários, acaba por melhorar a qualidade e o ambiente de trabalho.


Entretanto, aplicar de fato esta estratégia é um desafio, pois envolve a criação de mensagens convincentes e esclarecedoras que refletem em todos os departamentos e colaboradores dentro da empresa.


Porém, com algumas dicas e um trabalho em conjunto com o setor de recursos humanos da empresa, a colocar em prática o endomarketing se torna extremamente possível. Algumas dicas são:


  • Pesquisa com colaboradores.

Basicamente, uma pesquisa de feedback com os colaboradores, sendo muito importante para o conhecimento da satisfação dos funcionários com a empresa e também receber sugestões de melhorias.


  • Eventos para o público interno.

Promover eventos que estimulam o contato entre os colaboradores. Esta é uma forma muito importante de desenvolver o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo.


  • Comunicação interna.

Promover canais eficientes de comunicação interna é crucial para uma empresa, principalmente quando há a possibilidade do colaborador possuir local de fala e pode expressar suas opiniões e sugestões, o que promove um trabalho mais efetivo.


  • Cursos e Treinamentos.

Promover cursos e treinamentos é uma excelente forma de capacitar os funcionários e mostrá-los a preocupação da empresa em investir na qualificação e crescimento profissional de seus membros. Além de mostrar os valores e posicionamento da empresa.

Há ainda muitas outras estratégias de endomarketing que podem ser aplicadas nas empresas de maneira efetiva, o que vale é ver aquelas que melhores se aplicam a cada realidade e colocá-las em prática.


Existem várias empresas que já enxergaram e verdadeira importância do endomarketing e que o utiliza de maneira bem sucedida. São elas:


  • Google

Uma das estratégias adotadas pela companhia é a disponibilidade de vários benefícios para os funcionários, como: academia, mesa de jogos, licença maternidade estendida, sala de vídeo game, entre outros.


  • Portobello

A empresa adota como forma de endomarketing o fornecimento de um plano de carreira em forma de gibi, com ilustrações de forma lúcida a respeito das possibilidades de crescimento do colaborador dentro da empresa.


  • Toyota

A grande indústria automobilística adota como estratégia a realização de treinamentos quando um novo colaborador é contratado. Esse conhecerá a cultura interna da empresa e passará um período trabalhando na fábrica e outro na concessionária.

Grandes empresas como essas revelam como, de fato, a aplicação do endomarketing proporciona um maior engajamento dos membros, além do aumento da produtividade. Com essas pequenas estratégias fornecidas, torna-se possível colocar o endomarketing em prática e provar o aumento de desempenho da equipe e por consequência o desenvolvimento e a produtividade da empresa.

Curtiu o artigo? Confira outros conteúdos no nosso blog!

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados