• Joao Pedro de Mello Abreu

Indústria 4.0: Como estar preparado para essa avalanche de inovações dentro do seu ramo de negócios?

Atualizado: Mai 7


Quando falamos de indústria 4.0, intuitivamente remetemos à inovação, o que muitas das vezes pode nos levar á dois sentimentos: o de admiração e o de insegurança, ambos causados pelo mesmo motivo: ser algo que não conhecemos e não dominamos ainda. Segundo pesquisa realizada pela Delloite Brasil com 1600 executivos C-level (16% CEOs) de 19 países e que representam 53% de organizações com receita superior a US$ 5 bilhões por ano, somente um terço dos executivos se dizem preparados para a mudança 4.0 em relação aos seus modelos de negócio, e que no Brasil, só 14% acreditam que suas organizações estão prontas para essa transformação, dentre os motivos para esse pensamento estão: As mudanças regulatórias com 41% e o surgimento de novos modelos de negócio com 40%

O QUE É INDUSTRIA 4.0?

Industria 4.0 é caracterizada pela integração das diversas tecnologias, tanto físicas quanto digitais. Estamos falando do ponto de vista de Analytics, de computação cognitiva, de robótica, de IoT Ronaldo Fragoso Delloite Brasil. A Onda, como tem sido chamada essa nova etapa do ciclo industrial, ganhou tal denominação por conta da rapidez implacável que as inovações surgem a cada dia, principalmente ferramentas ligadas à tecnologia da informação (TI), tendo por foco, ainda segundo a pesquisa feita pela Delloite Brasil, áreas como operações e processos com 73%, marketing estratégico com 56% e gestão de talentos com 40%.

Mas quais são os obstáculos para a mudança? Essa é a pergunta de um Bilhão de dólares: O que gera e quais são os obstáculos que ainda existem na implementação de novas tecnologias nas empresas? A resposta esta no fato de as empresas ainda não se considerarem preparadas ou devidamente estruturadas para adaptar ou reinventar seu modelo de negócio ou simplesmente seu foco estratégico.

Dentre os obstáculos estão: a falta de alinhamento interno com 43%, falta de colaboração de parceiros externos com 38% e o foco em projetos de curto prazo com 37%. Muitas vezes as empresas confundem um pouco que a mudança tecnológica ou a indústria 4.0 é só a adoção de novas tecnologias, não! Ela é uma mudança do cenário econômico, uma mudança de posicionamento Ronaldo fragoso Delloite Brasil

Para estar preparado para as mudanças do modelo 4.0 é então necessário estar disposto a se adequar a uma proposta de modificação tecnológica contínua, sempre atualizada em novas ferramentas e preparada para selecionar com total eficiência sua mão de obra, que mais do que nunca, terá de ser altamente capacitada e dinamizada, Pois inevitavelmente ou você e seu time se adaptam á esse novo mundo de inovação e rapidez ou provavelmente seu modelo de negócio ficará ultrapassado em algum momento nos próximos 10 anos.


Gostou? Confira o nosso blog para ler mais conteúdos interessantes!

Referências: Site: mundocorporativo.delloite.com.br Youtube : Indústria 4.0: Preparados para revolução?


31 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados