Inteligência emocional é um conceito da psicologia que se trata da capacidade de sentir, reconhecer e controlar as emoções em determinadas situações da vida. Esse termo passou a ser amplamente divulgado a partir da publicação do livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman, no qual o autor além de desmentir o mito de que pessoas de maior QI (Coeficiente de Inteligência) alcançam maior sucesso, afirma também que, na verdade, o sucesso vem com uma soma de outros fatores como a inteligência emocional, sorte e classe social e econômica.
A inteligência emocional é uma ferramenta importantíssima para a convivência com todas as pessoas em diversos ambientes, porém no ambiente profissional ela é essencial. Isso porque no trabalho tem-se pressão, conflitos e responsabilidades e deve-se aprender a lidar com esses tipos de situações.
Quando a inteligência emocional é alcançada o ambiente se torna mais leve e produtivo, uma vez que, sabendo lidar com as emoções desses momentos adquire-se uma facilidade maior de focar no trabalho que, dessa forma, rende mais. Além disso, é essencial para um líder ter conhecimento e saber lidar com seus sentimentos para que possa tomar decisões.
O primeiro passo para alcançar a inteligência emocional é reconhecer as emoções. Assim, é possível identificar o que provoca sentimentos negativos para passar para o próximo passo, que é lidar com o eles. Nesse segundo passo, é essencial que não se ignore o sentimento, pois cada emoção é válida. Porém, deve-se achar uma forma saudável de lidar com ela e entender o quanto ela realmente deve impactar em seu dia.
Portanto, a inteligência emocional é alcançada com exercícios de autoconhecimento tanto para que se saiba os próprios limites emocionais e dentro do trabalho, como também para aprender a lidar com certas situações que ocorrem inevitavelmente.
Gostou? Confira outros conteúdos do nosso blog!