• Maria Júlia Soares

Gestão de Mudanças

Atualizado: Mai 7


É notável que tudo está em constante avanço, são incontáveis as mudanças que se enfrentam em todas as áreas dos negócios. Por esse motivo todas as organizações atualmente precisam saber como agir para se adaptar ao mercado e continuar crescendo.

Assim surge a gestão de mudanças, a qual se consiste no planejamento e medidas para lidar de forma estratégica com essas mudanças que a organização enfrenta, envolvendo todos os colaboradores e todos os níveis da empresa afim de reduzir os riscos na execução de projetos de mudanças, obtendo menor impacto nos indivíduos da empresa e maior retorno do investimento com esses projetos.

Quando se diz que a gestão de mudanças envolve todos os colaboradores e níveis da empresa trata-se da preocupação com a preparação de todos para enfrentar novas mudanças, para se adaptar a esse gerenciamento é importante saber que conforme a urgência da situação há quatro principais níveis de mudança:

Incremental: São aquelas mudanças contínuas, que podem ser implementadas no dia a dia por pequenos ajustes.

Planejada: Há uma decisão estratégica para tomada de decisões de uma mudança planejada de forma mais tranquila

Emergente: Ocorre por conta de ameaças externas, em situações em que a organização depende dessa mudança para se manter no mercado.

Radical: Quando se altera completamente algo, geralmente acabando com o que existe e dar lugar a algo completamente novo.

Mas como fazer com que esse processo exista de forma eficaz? Aqui vão algumas dicas de etapas a serem seguidas:

1- Estipule um senso de urgência sobre a necessidade de mudança 2- Crie um time para liderar 3- Estipule uma nova visão estratégica 4- Elimine barreiras e capacite colaboradores 5- Mantenha sempre o ritmo 6- Dê continuidade à mudança, faça com que permaneça

Vale ressaltar a importância da comunicação em todo o processo de mudança para que tudo ocorra de forma eficiente e clara, prevenindo erros e precipitações. As mudanças atualmente são inevitáveis, só cabe a cada organização estar preparada para se adequar a elas e assim crescer cada vez mais no mercado. E a sua empresa? Está pronta para mudanças?


Gostou? Confira o nosso blog!

#mudança #gestao #financeiro

10 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados