• Fábio Nishiwaki e Jonathas Gabriel

Até onde a inspiração pode nos levar?

Atualizado: Mai 7


O que faz um funcionário estar satisfeito, engajado ou inspirado no ambiente corporativo? Ou melhor, o que faz um funcionário satisfeito torna-se inspirado? De acordo com Eric Garton e Michael Mankins, sócios consultores da Bain & Company, no livro “Tempo, Talento e Energia”, são necessários quase 10 funcionários satisfeitos para ter a mesma produtividade de 4 funcionários inspirados, com os mesmos recursos. Dessa maneira, fica evidente a importância de aumentar a produtividade da empresa e reter essas pessoas em um nível elevado por bastante tempo, mas como fazer isso?

Organizações que mantêm funcionários inspirados lidam com o tempo, talento e energia da sua força de trabalho com a mesma importância que suas receitas e custos. Essa mudança de perspectiva acarreta em um aumento de 20% na produtividade da empresa, simplesmente por reduzir reuniões desnecessárias, alocar as pessoas certas nos lugares certos e pela criação de um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis em trabalhar. Mas o que separa esses três tipos de profissionais? É essencial delimitar os níveis de engajamento para não gerar confusões.

Pessoas satisfeitas são aquelas que têm um lugar de trabalho seguro e de pouca burocracia, com ferramentas, treinamentos e recursos necessários para seu desenvolvimento. Além disso, essas são justamente recompensadas pelo seu esforço, caracterizando a classificação na qual se encontra a maior parte dos funcionários. Por conseguinte, as pessoas satisfeitas não hesitariam em largar a empresa, caso oportunidades melhores aparecessem.

Contudo, antes de se tornarem pessoas inspiradas, existe uma etapa anterior: as engajadas. Essas, além de serem satisfeitas, fazem parte de um time extraordinário, com autonomia para fazer seu trabalho, aprendendo e crescendo diariamente e, principalmente, gerando valor e impacto. Finalmente, pessoas inspiradas são caracterizadas por terem tudo isso e ainda dois aspectos fundamentais: veem profundo significado nas missões da empresa e têm líderes que as motivam a melhorar continuamente.

É possível, portanto, aumentar a produtividade de qualquer empresa simplesmente trabalhando em um pilar: inspiração. Ou seja, ter funcionários com brilho nos olhos no dia a dia e com muita vontade de vencer junto com a empresa. É ter os recursos, treinamentos e ferramentas, mas, além disso, é ter líderes que motivam tirar a melhor versão de si a cada momento, defendendo a organização como se fosse sua. É fazer com propósito, é ter o sentimento Ubuntu, afinal, a empresa representa aquilo que cada funcionário é.


Curtiu o artigo? confira o nosso blog!

#inspiração #produtividade #pessoasengajadas #satisfação #gerarvalor #Ubuntu

23 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados