• Jr. Eng

A influência da diversidade no meio de trabalho

Atualizado: 9 de jun.

A diversidade tem sido um assunto cada vez mais discutido na sociedade em diferentes aspectos e no meio corporativo não é diferente. Dentro de uma empresa essa variedade vai além do respeito e da aceitação das diferenças entre os integrantes da mesma. Uma maior pluralidade favorece oportunidades para a instituição se destacar no mercado de trabalho e alcançar melhores resultados, estando diretamente ligado a um melhor desempenho da companhia como um todo.


Por abranger todos os fatores de construção social quando envolve profissionais de todas as idades, etnias, orientações sexuais, classes sociais, gêneros, deficiências, religiões, culturas, nacionalidades, posições sociais, entre outros, a diversidade dispõe de diferentes pontos de vista alcança muito mais ângulos de uma mesma situação a ser analisada e gera mais oportunidades, proporcionando às organizações maiores conhecimentos e habilidades, trazendo inovação para suas soluções internas e externas. Essa abundância de perfis entre os colaboradores permite também a troca de experiências, dessa forma, o ambiente organizacional torna-se motivador e capaz de transformar o negócio, agregando mais valor para os produtos e serviços que a empresa oferece.


Um ambiente empresarial no qual se respeita as diferenças, automaticamente haverá redução nos conflitos, deixando determinado âmbito e as relações ali criadas ainda mais saudáveis. Além desses, ainda é possível citar outros benefícios trazidos pela diversidade, como o aumento da criatividade organizacional, diminuição da rotatividade de funcionários e melhor imagem da empresa. Indo ainda mais longe, uma pesquisa da Harvard Business revela que empresas nas quais o ambiente de diversidade é reconhecido, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades.


Apesar de todas essas vantagens individuais e coletivas quando implantada efetivamente a diversidade nas nossas vidas e ambientes de trabalho, os índices de inclusão de minorias e igualdade entre elas são, ainda, assustadores. De acordo com uma pesquisa da PNAD Contínua, em 2018 o número de mulheres no Brasil é em 3% superior ao de homens, porém, elas representam somente 13,6% das vagas de liderança e sua remuneração é cerca de 30% menor.


Quando analisamos a diversidade étnica e racial, companhias já inclusivas nesse quesito têm 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor.(conforme pesquisa da empresa de consultoria e gestão, McKinsey & Company), isso sem citar discrepâncias as quais pessoas LGBTQIA+ e portadores de deficiência são expostos diariamente. Por isso é dada tamanha necessidade e urgência a discussão e implementação de práticas inclusivas e diversificadas dentro dos meios empresariais, como processos seletivos mais transparentes e abrangentes.


Porém, fazer da sua empresa um local diversificado não é apenas contratar alguém somente para cumprir a lei e mascarar avanços. É necessário a concentração no que a diversidade trará como resultado, procurar candidatos de diferentes lugares que se enquadram na visão, missão e valores da empresa e que irão agregar valor ao executar seu serviço, além de estar disposto a valorizar suas atividades tanto financeiramente como também através de reconhecimento.


Nós, Jr. Eng, ainda estamos no processo de democratização e aplicação de políticas que deixem os ambientes da nossa empresa ainda mais diversificados. Como alunos do campus de Guaratinguetá, onde a maioria esmagadora de cursos são engenharias, consequentemente a maioria dos alunos matriculados são do gênero masculino, o que implica numa das dificuldades de tornar a empresa o mais equilibrada possível quanto ao aspecto de igualdade de gêneros, por exemplo.


Para lidar com empecilhos como este e outros que surgem no nosso ambiente empresarial, a Jr. Eng criou no meado do ano de 2021 um Comitê da Diversidade, grupo interno aberto para qualquer membro da empresa que queira colaborar com políticas internas, melhorias no processo seletivo, valorização da representatividade, inclusão de minorias, aplicação de técnicas para que a igualdade de gênero seja cada vez mais presente no nosso dia a dia, entre muitas outras coisas, tudo com o objetivo de construir um ambiente mais confortável e respeitoso para todos e, como consequência, melhorar o desempenho da nossa empresa assim como os dados apontam. E você, o que tem feito para tornar sua empresa cada dia mais diversificada, igualitária e inclusiva?

Para receber dicas e diversos outros conteúdos referentes ao que está se passando no mercado empresarial assine nossa Newsletter ou baixe um de nossos ebooks.


Caso queira potencializar os resultados de sua empresa ou então aprimorar algum processo interno, disponibilizamos também uma equipe de especialistas para uma reunião de diagnóstico gratuita. Entre em contato conosco através do email contato@jreng.net ou então nos envie uma mensagem pelo WhatsApp (12) 3123-2249 para que possamos auxiliá-los nesta jornada.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo