• Jr. Eng

Como a implementação do Setor de Pré-Vendas pode ajudar no seu negócio


O principal objetivo do pré-vendas, também conhecido como SDR, é a qualificação do lead. O SDR é responsável por realizar o primeiro contato com o lead, analisado se ele é um potencial cliente ou não. Então, os leads qualificados são passados para os vendedores prosseguirem com a jornada do cliente. Mas por que esse setor é tão importante em uma empresa?

O responsável pela pré-venda pode identifica se o lead tem budget (orçamento) para comprar o serviço, se é o tomador de decisão (autoridade), se tem a necessidade e se está no tempo de compra correto.

Assim, o pré-vendas pode trazer como benefícios:

  • Redução do tempo de resposta aos leads: as repostas aos leads são mais rápidas, já que os responsáveis pelo pré-vendas estão focados nos leads também quando ocorre a resposta do cliente após uma prospecção ativa.

  • Maiores taxas de conversão e aumento da produtividade: com uma pessoa direcionada para a qualificação dos leads, os vendedores ficarão focados nos próximos contatos com o cliente, realizando as apresentações e fechamentos. Isso aumenta muito a produtividade do time de vendas.

Outro conceito de pré-vendas, refere-se a trabalhar com os leads não quentes para se tornarem “quentes”. A equipe de pré-venda pode identificar as oportunidades de negócios que ainda não estão prontas para comprar hoje, mas que podem ser desenvolvidos e se tornarem clientes em breve.

Assim o objetivo da equipe é educar o possível cliente, mostrando o benefício que a sua empresa pode proporcionar a ele, mostrando a solução como a ideal para o que o cliente precisa.

Uma maneira para aplicar o pré-vendas é ter uma equipe de vendedores destinados aos clientes ideais e outra equipe, que seria o pré-vendas, disposta a analisar o histórico de clientes da empresa e, assim, mapear potenciais clientes

Além disso, uma atuação estratégica do pré-vendas se baseia em atuar nos clientes que não passaram da etapa de qualificação. Estes clientes, provavelmente, não estavam no momento ideal de compra, por isso, o setor de pré-vendas deve educar o cliente, mostrando os benefícios que a empresa quer oferecer. Para que, assim, o cliente atinja seu momento de compra.

Sendo assim, o setor de pré-vendas oferece inúmeras vantagens para um setor comercial estratégico. Entretanto, nem todas as empresas realmente necessitam desse setor. O pré-vendas é mais aplicável no estilo de negócio Inside Sales, também conhecido como venda remota ou virtual, no qual não há um contato físico entre o vendedor e o cliente.






21 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados