top of page
  • Henrique Andreazzi

Como um estudo de layout revolucionou a indústria de restaurantes

Atualizado: 29 de abr. de 2020


Já repararam que ir a lanchonetes e fast food nos traz uma experiência incrível em relação ao tempo de preparo dos nossos pedidos? Mas já paramos para pensar como é realizada a organização física dessas cozinhas e como esses layouts são importantes para a entrega final dos produtos?


Quando pensamos em layout logo pensamos na distribuição de elementos dentro de certo espaço. Portanto o layout nada mais é do que o arranjo físico dos elementos que compõe uma unidade produtiva (neste caso, uma cozinha), ou seja, o modo como estão organizados os espaços para locomoção, armazenamento, ferramentas de trabalho, máquinas, recursos, produtos e colaboradores dentro de sua unidade.


A presença de um layout adequado afeta diretamente os resultados do seu negócio, de forma que pode aumentar a produtividade, diminuir tempos de processos e desperdícios e melhorar os fluxos de trabalho. Além disso, pode melhorar as condições de trabalho e transformar de forma positiva as experiências dos clientes.


Como conta o filme “Fome de Poder” (2016), que retrata a história de Ray Kroc e da criação da franquia de restaurante McDonald’s, o desenvolvimento de um estudo de layout foi fundamental para a consolidação das ideias inovadoras dos irmãos Mac e Dick McDonald’s.


Donos de uma lanchonete drive-in, os irmãos sentiram a necessidade de inovar e alcançar novos horizontes. Buscando desenvolver um novo conceito de lanchonetes para a época, os irmãos McDonald’s sentiram a necessidade de reestruturar todo o arranjo físico da loja para entregar um produto de qualidade e em tempo recorde.


Analisando os processos necessários para seus produtos e o espaço que possuíam, Dick McDonald’s desenvolveu um primeiro layout para teste. Com um esboço do modelo pretendido, levou a uma quadra de tênis os funcionários da lanchonete e com giz riscou no chão o primeiro modelo idealizado, fazendo com que os funcionários simulasse os processos de produção do dia-a-dia, analisando atentamente as movimentações, os tempos, a qualidade dos serviços e as possibilidades de falhas e acidentes.


A partir disso iniciou-se o processo de melhoria, já que o modelo inicial apresentava alguns problemas em seu funcionamento. Fazendo adequações, remodelando o layout dos traços na quadra e analisando incansavelmente, Dick McDonald’s encontrou o arranjo perfeito para operação ideal da lanchonete dos arcos dourados. Otimizando recursos, reduzindo riscos e entregando um hambúrguer em 30 segundos, os irmãos McDonald’s haviam criado um novo sistema de produção, denominado “speedee”, que perpetua até os dias atuais nos restaurantes fast-food.

Portanto, aliado a toda inovação e ao modelo de negócio conciso e único, um estudo de layout proporcionou uma revolução nos modelos de produção de alimentos, oferecendo uma experiência inovadora às seus clientes e tornando o McDonald’s a maior franquia de fast food do mundo!


Se você entendeu a importância de um bom layout em sua empresa e o que isso pode te proporcionar, ou quer saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Jr. Eng para transformarmos e potencializarmos seu negócio!


Quer saber mais sobre esse serviço? Confira nossos artigos ou baixe o E-book de Estudo de Layout gratuitamente.

2.716 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page