• Jr. Eng

Como implementar o Delivery no seu negócio

O mundo está se reinventando e seu negócio não pode ficar de fora disso. Com o cenário que vivemos atualmente, muitas empresas foram afetadas e devido a isso sentiram a necessidade de se reinventar para sobreviver ao mercado. De acordo com a pesquisa realizada pela Kantar, publicada no dia 24 de abril, a proporção de brasileiros que utilizam o serviço de delivery já chegou em 34%, e a cada vez mais, novos consumidores estão ingressando no mercado online dentro dos mais variados setores.


A implementação do serviço de delivery é a mais nova tendência do mercado e não apenas para serviços alimentícios, mas para os mais diversos nichos. Então, não perca essa oportunidade, todo momento é o momento de nos reinventarmos. Acompanhe aqui algumas dicas para a implementação deste serviço no seu negócio.


  • Planejamento dos custos de implementação:

Esse é o momento de colocar no papel todo o investimento que deverá ser feito para a implementação. Para isso, é necessário analisar com cautela a necessidade de contratação de mais funcionários, a reestruturação do processo de trabalho atual, preparação de uma área para carga e descarga, e a implementação do canal para recebimento dos pedidos. Além disso, é essencial que neste planejamento também contenha os futuros gastos com manutenções dos veículos, salário dos entregadores e outros gastos a mais que podem aparecer.


  • Planejamento das entregas:

O planejamento das entregas é muito importante para que se evitem atrasos, seja feita uma rota estratégica, que atinja mais pessoas, em uma menor distância e em menos tempo. Além disso, é muito importante estar atento na forma como o produto é transportado, para que não ocorra nenhum problema com o mesmo durante a viagem.


  • Análise do tipo de veículo:

O tipo de veículo utilizado vai depender do tamanho do produto. Muitos serviços utilizam motos para a entrega, porém isso não é um impedimento para uso de outros veículos. Muitos produtos, além de maiores, podem necessitar de um cuidado especial, como um controle de temperatura ou fragilidade do material.


  • Adequação da equipe de entregadores:

Desde o início da implementação do delivery, é importante analisar a frequência de pedidos, para que a equipe de entregadores seja adequada a isso. Por exemplo, há determinados dias da semana onde a frequência de entregas é maior, então nestes dias será necessária uma equipe maior de entregadores. Entretanto, nos demais dias, esta equipe pode ser reduzida, reduzindo o seu custo com o serviço.


  • Estudo da taxa de entrega:

A taxa de entrega faz parte do serviço e isso deve ficar explícito para os clientes. Além disso, de acordo com recomendações do Sebrae, para um início de implementação do delivery, deve ser escolhida apenas uma região para entrega, que posteriormente será ampliada. Assim, a empresa possuirá um tempo suficiente para estudar o valor mais justo para a taxa de entrega.


  • Investimento nas redes sociais:

Ter estratégias de marketing é essencial para o crescimento da demanda deste serviço na sua empresa. Então, a divulgação do seu produto nas mais variadas plataformas é muito importante. Além da implementação de promoções, condições especiais e outras ações que chame a atenção dos seus clientes.


  • Geomarketing para entender a concorrência:

Estudar o comportamento da concorrência é muito importante. Assim, é possível saber quais ações tomar, para que sua empresa se destaque em meio aos concorrentes. Uma alternativa é utilizar softwares de geomarketing, que fornecem o mapa do local a ser consultado e estudos de comportamento dos estabelecimentos na região selecionada.


  • Cadastro de clientes:

O cadastro do cliente com as informações necessárias para que a entrega seja realizada precisa ser feito logo no primeiro registro do cliente, para que o processo seja agilizado.


  • Canais para recepção dos pedidos:

É importante ter um canal centralizado de recepção dos pedidos e para isso existem uma gama enorme de possibilidades. Existem hoje diversos aplicativos direcionados a isso. Mas além de aplicativos, é possível utilizar outros canais, como as próprias redes sociais, telefone fixo ou a disponibilização de um número para pedidos via WhatsApp. Ainda assim, pode apostar no desenvolvimento de um aplicativo próprio ou no desenvolvimento de um e-commerce.


O mundo de compras no meio digital já vinha crescendo nos últimos tempos, porém com o COVID-19 esse crescimento se acelerou mais ainda, e devemos encarar isso como uma oportunidade, e não como um problema. Os serviços de delivery, assim como os e-commerce são os segmentos que tendem a crescer cada vez mais. O momento de inovar é agora. Este é o futuro do mercado, então não deixe de fazer parte dele e implemente os serviços de delivery no seu negócio.


Se você quer melhorar o seu negócio, mas ainda não sabe como, a Jr. Eng pode te ajudar. Fornecemos soluções inovadoras e de alto impacto para sua empresa, para que assim você consiga atingir resultados melhores em meio ao cenário em que estamos vivendo.


37 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados