O 2020 será lembrado como o ano da pandemia do COVID-19. Atualmente (05/04) o Brasil ocupa a 8ª maior taxa de letalidade de coronavírus no mundo, esse índice alcança os 4.2% enquanto a Itália é o país mais afetado com uma taxa de 12.3%. Segundo o Ministério de Saúde, no país existem 11.130 casos confirmados com 486 mortes e esses números estão aumentando a uma taxa elevada.
Por ser um vírus extremamente contagioso, a melhor medida para prevenir e evitar a disseminação da doença é a quarentena. Assim, a maioria de empresas, consideradas não essenciais, viram-se obrigadas a fechar suas portas e trabalhar de maneira remota. Em decorrência disso, especialistas preveem uma recessão econômica global este ano.
Em virtude dessa crise, o cenário atual em que se encontram todas as empresas mudou. O mercado virou-se para o meio digital e com isso todas as estratégias utilizadas pelas empresas até agora devem ser repensadas e reestruturadas para suprir possíveis gaps que surgiram diante dessa transformação.
Analogamente, os diferentes componentes do mercado também sofreram alterações:
Concorrentes: Já que estão inseridos no mesmo mercado, os seus concorrentes também estão elaborando novas estratégias e planos de ação para não deixar se abalar pela pandemia. Além disso, devido ao estado de quarentena, a maioria das empresas migraram para o meio digital fazendo com que exista uma alta concorrência nesse meio.
Fornecedores: Fornecedores também são empresas portanto, eles também estão sofrendo todas essas mudanças. O quanto isto pode afetar a sua empresa depende do tipo de mercado em que ela se encontra.
Consumidores: É possível que a opinião do seu público alvo sobre seu produto e as necessidades do seu cliente tenham mudado, bem como a maneira em que o seu negócio atrai e atinge eles.
Bernardino Geraldo Alves Souto, infectologista e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), diz que, no Brasil, devemos prepararmos para uma quarentena de 3 meses. “É possível que a gente consiga fazer em menos do que isso, mas eu estou me preparando para ficar dentro de casa durante três meses". Por isso, é de grande importância atuar agora, fazer frente a crise e não deixar se abalar por ela.
E qual é a melhor medida a se tomar para sobreviver essa crise?
CONHECER O MERCADO!
O QUE É UMA ANÁLISE DE MERCADO?
É um dos principais elementos do plano de negócios que consiste no estudo do mercado através de coleta e análise de dados. Este serviço, tem como objetivo auxiliar na tomada de decisões de uma empresa que está ou pretende ser inserida em um determinado mercado.
É importante conhecer o mercado sempre que você estiver pensando em realizar alguma mudança na sua empresa como o lançamento de um novo produto, a mudança de local, realizar uma expansão ou até mesmo antes de abrir o negócio.
Conhecer a opinião dos seus consumidores, descobrir a estratégia dos seus concorrentes e ter maior conhecimento sobre seus fornecedores e as tendências do mercado da grande vantagem a você e contribui para tomar decisões mais assertivas para sua empresa.
VANTAGENS DA ANÁLISE DE MERCADO
Visão mais realista do mercado
Ao coletar dados dos seus concorrentes, fornecedores e consumidores é possível ter informações reais do presente e fazer uma análise crítica e racional no processo de tomada de decisão.
Identificar oportunidades e avaliar tendências
Entender o que o seu cliente valoriza facilita a identificação de novas oportunidades de vendas e serve de guia para alinhar a sua estratégia de vendas ao que seu público alvo precisa.
Detectar problemas e riscos
Ter a opinião dos seus consumidores serve de insight para identificar os defeitos do seu produto ou se a mudança que você está planejando não irá agradar ao público.
Conhecer a concorrência
Ao conhecer a estratégia dos seus concorrentes é mais fácil identificar os pontos fortes e fracos da sua estratégia de vendas. Além de servir como benchmarking para sua empresa.
TIPOS DE ANÁLISE DE MERCADO
Análise de Concorrentes
O estudo do mercado em que seu negócio está inserido permite que se entenda e analise as melhores estratégias e atitudes a serem tomadas para aumentar números em relação a concorrentes e capacitar cada vez mais seu negócio. Mapeamentos precipitados te preparam para atitudes antecipadas e assertivas em um mercado com tanta concorrência.
Pesquisa de Opinião
Ao entender seu nicho de clientes, fica mais fácil de vender seu produto ou serviço, certo? Então, ter um foco de público e saber exatamente o que eles querem, faz com que seu negócio caminhe na direção correta e aumente seus números de formas assertivas e melhore as tomadas de decisões, baseando-se em dados.
Análise de Parceiros
Realiza-se mapeamentos de possíveis parcerias a serem desenvolvidas com seu negócio com posterior análise e estudo do que se pode agregar ao negócio, seja por meio de captação de novos clientes ou parcerias financeiras, por exemplo.
Pesquisa Eleitoral
Consiste em um estudo e análise com métodos estatísticos envolvendo a população da cidade a fim de coletar opiniões e insumos a respeito das futuras eleições
es e assim trazer resultados baseado no que os eleitores buscam, conhecendo seus concorrentes e pontos a serem desenvolvidos e aprimorados, além da previsão do quadro de votos.
Pesquisa de Satisfação Interna
Produtividade é baseado em motivação, com uma Pesquisa de Satisfação Interna é possível se analisar o que seus funcionários e colaboradores veem em relação ao negócio/mercado e achar pontos a serem desenvolvidos ou aprimorados, assim a diferença é feita de dentro para fora, aumentando cada vez mais sua produtividade, vendas e lucro.
A Jr. Eng é especialista em análise de mercado, entre em contato com nós para realizar uma consultoria!
Quer saber mais sobre esse serviço? Confira artigos relacionados ou baixe o nosso E-book Gratuito.
Commentaires