• Jr. Eng

Primeiros passos para empreender com segurança e sucesso



Por Laura Gatica – Diretora de Inteligência Comercial


Você que deseja se tornar um empreendedor, tirar a sua ideia do papel e fazer acontecer está com dificuldades para começar o seu negócio? São muitas decisões para tomar, a gente sabe. Mas fica tranquilo que a Jr. Eng te ajuda com tudo isso! O plano de negócios ou plano empresarial é a solução indicada para empreendimentos em fase de pré-abertura, crescimento e novas expansões.


Planejar o futuro da empresa levando em conta dados do mercado é uma jogada essencial para evitar riscos e incertezas na prática. Por isso, o plano de negócios inclui o detalhamento de produtos, serviços, visão da marca, parceiros, concorrentes, fornecedores e clientes, identificando as forças e fraquezas do empreendimento. E a partir disso é possível compreender de maneira assertiva e segura a viabilidade econômica do investimento e obter uma orientação estratégica para o sucesso da sua ideia.


São diversas as frentes do plano empresarial: análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. A Jr. Eng personaliza esse serviço de acordo com a necessidade dos nossos clientes, partindo de uma reunião de diagnóstico e análise de seus objetivos e expectativas. Que tal entender um pouco mais afundo cada frente desse serviço?


1 – Análise de Mercado

Nossa especialidade e carro chefe, essa etapa estuda os clientes (interesses, necessidades, comportamentos e características gerais); os concorrentes (diferencial, pontos fortes e fracos) e os fornecedores (qualidade, preço, localização, prazos).


2 – Plano de Marketing

Essa frente começa com as especificações do produto/serviço para compreender seu valor perante o mercado e partir disso traçar estratégias promocionais, estrutura de comercialização e localização do negócio. Resumindo, o plano de marketing está voltado aos 4 "Ps" do Marketing: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.


3 – Plano Operacional

Nesta parte do plano de negócios descrevemos como a empresa será estruturada em relação ao arranjo físico, capacidade produtiva, processos operacionais e necessidade de pessoal.


4 – Plano Financeiro

Finalmente, a partir do plano financeiro o empreendedor fica ciente das estimativas dos investimentos e custos, capital de giro, demonstrativo de resultados, prazo de retorno de investimento, lucratividade e rentabilidade do negócio.

Se está com dificuldades em algum d esses pontos, não perca tempo e entre em contato conosco pela página inicial para agendarmos uma reunião e concretizarmos a sua ideia com segurança e sucesso!

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo