top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Você precisa mudar seu modelo de negócio!

Atualizado: 25 de abr. de 2022

Sim, é isso mesmo, você precisa mudar seu modelo de negócio!


O modelo de negócio nada mais é que a forma como você cria, entrega e captura valor a partir disso. Já falamos aqui no nosso blog sobre como analisar e construir um modelo de negócio, baseado em frameworks que tornam esse processo muito mais fácil e assertivo, e como elaborar esse modelo de negócio pode diferenciar sua empresa no mercado e trazer ótimos resultados. Porém, essa construção não deve ser feita uma única vez dentro de sua empresa.


Sabemos que as mudanças no mercado, qualquer que ele seja, estão cada dia mais rápidas e radicais. Hoje em dia o surgimento de novas tecnologias, novos hábitos de consumos, novos produtos e novas empresas no mercado se dá de forma extremamente mais rápida comparado a um passado recente. Além disso, em uma sociedade cada vez mais globalizada o desafio de se diferenciar no mercado também se torna cada vez maior. Se antigamente seu principal concorrente era uma empresa do mesmo setor que estava fisicamente perto da sua, hoje é possível que seu principal concorrente esteja em outra cidade, outro estado ou até mesmo outro país.

Por isso, é necessário que olhemos e revisemos sempre nossas estratégias e nossos modelos de negócio, buscando entender se ainda fazem sentido ou se estão tornando-se obsoletos, sem acompanhar as novas mudanças e tendências do mercado.


Diversos casos de empresas que não inovaram seus modelos de negócio são conhecidos, como a Blockbuster, franquia mundial de videolocadora, e a Kodak, empresa que dominou o mercado de máquinas e filmes fotográficos, veja aqui o exemplo da Kodak.


Isso não quer dizer que não devemos ter estratégias bem definidas e modelos de negócios bem estruturados, pelo contrário, deve avaliar constantemente sua empresa e levar em consideração uma análise cada vez mais profunda dos fatores que influenciam seu negócio, entendendo seus pontos fortes e as oportunidades de melhorias que há, para que assim esteja sempre preparado para as mudanças e possa antecipar as inovações.


E para que você não deixe as mudanças do mercado engolir seu negócio, trouxemos algumas dicas sobre como estar sempre atento na hora certa de mudar seu modelo de negócio:


Olhe para seus indicadores e entenda seus resultados: Ter um acompanhamento de seus indicadores e resultados chaves (KPIs) é o primeiro passo para entender a situação que sua empresa se encontra. Resultados não ideais e queda nos indicadores podem apontar a necessidade de revisar suas estratégias.


Entenda o que sua empresa representa no mercado: Saiba o que sua empresa representa aos consumidores, aos parceiros, aos fornecedores e à concorrência. Toda empresa possui pontos fortes e pontos a serem melhorados, saber quais são estes pontos do seu negócio pode te ajudar a entender como as mudanças que surgem no mercado podem te afetar. Frameworks como Análise SWOT e Curva de Valor podem te ajudar a entender isso.


E por fim,


Acompanhe as mudanças no seu mercado: Analisar constantemente o mercado é a principal forma de entender sua dinâmica. Como dissemos anteriormente, está cada vez mais veloz a velocidade que os mercados desaparecem, se transformam ou se reinventam, portanto é fundamental estar sempre alinhado com que seus clientes buscam e quais são as tendências.


Entender a atual situação da sua empresa e qual o rumo que seu mercado está tomando te dará a oportunidade e a capacidade de mudar e adequar suas estratégias e seu modelo de negócio de forma assertiva, garantindo a sobrevivência e crescendo cada vez mais.


E você, há quanto tempo não revisa seu modelo de negócio e leva uma inovação à sua empresa?


Se você se sente meio perdido em relação ao seu mercado, converse já com um dos nossos consultores especialistas em análise de mercado!


Para receber dicas e diversos outros conteúdos referentes ao que está se passando no mercado empresarial assine nossa Newsletter ou baixe um de nossos ebooks.


Caso queira potencializar os resultados de sua empresa ou então aprimorar algum processo interno, disponibilizamos também uma equipe de especialistas para uma reunião de diagnóstico gratuita. Entre em contato conosco através do email contato@jreng.net ou então nos envie uma mensagem pelo WhatsApp (12) 3123-2249 para que possamos auxiliá-los nesta jornada.



80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page