Priorização de problemas: Qual problema abordar primeiro?

 Foto: Thinkstock

 

       Já se pegou em situações em que são tantas as atividades que tem pra fazer que acaba não estruturando as prioridades ou esquecendo de fazer alguma delas?

   Para que isso não ocorra existem ferramentas para facilitar nosso trabalho, seja ele relacionado a assuntos profissionais ou pessoais. Uma dessas ferramentas é a matriz de priorização e é sobre ela que trataremos nesse artigo, com a intenção de facilitar sua tomada de decisões e otimizar seu tempo.

      Toda a análise da matriz é feita em questão de atribuição de notas. As notas são em um escala de 1 a 5, sendo: (5) Extremamente grave; (4) Muito grave; (3) Grave; (2) Pouco grave e (1) Sem gravidade. Essas notas serão atribuídas a 3 critérios para cada problema (Gravidade, Urgência, Tendência). Daí que surge o nome Matriz de Priorização GUT.

 

 → GRAVIDADE: Qual o nível de dificuldade do problema e/ou o quanto o problema afeta no escopo da atividade.

→ URGÊNCIA: Qual a rapidez que você precisa fazer algo sem comprometer algo/alguém.

→ TENDÊNCIA: Qual a chance do problema se repetir, propensão.

 

       Nas tabelas abaixo é possível observar de uma maneira simplificada do que consiste essa matriz. São apresentadas duas tabelas, de modo a mostrar que tanto para o dia a dia quanto para o ambiente profissional, essa tabela pode ser aplicada sem restrição alguma. As modificações ficam a critério do usuário e podem ser adequadas conforme as necessidades de quem usá-la.

 

 

 

 

     Como podemos observar, a priorização é feita por meio do problema com o maior somatório de notas, simples assim. Agora é só colocar em prática a matriz e começar a colher os melhores resultados possíveis adquirir através da priorização de atividades!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

CONTATO

(12) 3123-2249

ENDEREÇO

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 

nº 333 - Pedregulho

FEG UNESP, Bloco 1 - Guaratinguetá, SP

REDES SOCIAIS

  • Facebook Social Icon
  • Instagram

© 2019 Jr. Eng Todos os direitos reservados