Resolução de problemas no ambiente de trabalho

20 Sep 2019

            Os conflitos são inevitáveis em qualquer contexto. Dentro do ambiente de trabalho não seria diferente. Independente de hierarquia, liderança, ou organização, por ser um local em que grandes decisões que afetam empregos e resultados, os conflitos ocorrerão de uma forma ou de outra, e deve-se saber lidar com eles. O autor do artigo “How to resolve workplace conflicts the whay enlightned leaders do”, Harrison Monarth, dá dicas de como resolvê-los.

           

 

        De fora do conflito:

Muitas vezes, ao entrar em conflitos as pessoas recorrem a um líder ou alguém externo a situação para ajudar na solução. Nesses casos é imprescindível ouvir a história inteira de ambos os lados de forma imparcial para que fique a par da situação e que os envolvidos fiquem satisfeitos por terem sido ouvidos.

Após ouvi-los, é importante reconhecer e validar os momentos em que foram sensatos dentro do contexto, porém sempre de forma honesta. Além disso, prestar atenção e se colocar no lugar deles, ou seja, ter empatia pela situação que estão passando. Dessa forma os envolvidos se abrirão mais e quem está de fora poderá ter uma noção melhor do ocorrido para opinar.

 

        De dentro do conflito:

Estando envolvido em um problema o primeiro passo é ter muita paciência e não perder o controle ou desrespeitar ninguém, nesse caso já se perde a confiança da outra pessoa. Sem perder a vontade do outro de ouvir, é interessante colocar os pontos utilizando palavras que remetem a si como “eu acho” “eu me sinto assim”, isso porque torna o discurso pessoal e incapaz de ser refutado já que é apenas uma opinião e não um fato a ser discutido.

Além disso, é interessante utilizar elogios para que a pessoa se abra mais para ouvir, de preferência elogios que remetam ao tema e ao trabalho feito por ela. O que leva à última dica, que é tentar atacar o problema e jamais a pessoa, se existem problemas ou desavenças pessoais com outros membros não é relevante para a resolução desse problema e muito menos para a empresa, então é importante manter o foco no problema.

 

 

 

Por fim, para resolver um conflito seu ou de outras pessoas no ambiente profissional, deve-se ter habilidades em trabalho em equipe, como paciência, compreensão e empatia, e uma boa dose de inteligência emocional. O conjunto de ambas as habilidades farão com que qualquer conflito seja resolvido  sem desgastar nenhuma das partes.

 

                       

Disponível em <https://www.tlnt.com/how-to-resolve-workplace-conflicts-the-way-enlightened-leaders-do/>

Please reload

CONTATO

(12) 3123-2249

ENDEREÇO

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 

nº 333 - Pedregulho

FEG UNESP, Bloco 1 - Guaratinguetá, SP

REDES SOCIAIS

  • Facebook Social Icon
  • Instagram

© 2019 Jr. Eng Todos os direitos reservados