• Jr. Eng

Você sabe o que é Layout na Logística?


O layout é uma estratégia que tem como objetivo ampliar a qualidade e eficiência de um processo produtivo. Via de regra, ele está intimamente relacionado à maneira como máquinas, equipamentos e pessoas são distribuídas em um espaço físico.

Dentro da logística, ter um layout bem-elaborado é uma condição imprescindível para se alcançar bons resultados, ampliando o potencial de produção e reduzindo gastos desnecessários.

Portanto, pode-se dizer que o layout na logística é a organização de diversos elementos nos espaços disponíveis na empresa com a finalidade de proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários do setor. Organização é uma palavra frequentemente utilizada dentro da rotina logística de uma empresa. Afinal, manter um nível de produção elevado e atender às expectativas dos clientes depende de processos logísticos eficientes, o que só se alcança por meio de controle e organização Nesse sentido, não restam dúvidas de que o layout em logística — seja ele em armazéns, estoque ou cadeias de distribuição — é fator preponderante para os bons resultados do setor, mas você sabe como melhorar sua logística? Conheça a Logística Lean

O que é Logística Lean?

O conceito da logística lean baseia-se no sistema de produção enxuta, proposto pela Toyota.

Tem por objetivo a identificação dos processos que realmente agregam valor aos clientes — produtos e serviços que eles estão realmente dispostos a pagar — e a redução dos desperdícios ao longo das etapas (seja de tempo, material ou de mão de obra).

Um grande exemplo disso está presente nos níveis de estoques da empresa.

De acordo com a filosofia da logística enxuta, os estoques pulmão e de segurança revelam a ineficiência dos processos, visto que representam capital parado que poderia ser investido em outras atividades.

Quais vantagens ela traz para o negócio?

Aprimoramento dos resultados, aumento da eficiência, processos enxutos, redução de custos e oferecimento de produtos e serviços que realmente agreguem valor ao cliente são os principais benefícios que a logística enxuta oferece.

Além disso, ainda é possível obter maior qualidade na produção e oferta de serviços, aumento da produtividade e eliminação de excessos ao longo de toda a cadeia logística.

Quais os pilares fundamentais da logística lean?

Três pilares fundamentais devem ser seguidos para que a logística lean possa ser aplicada:

  • Gestão de estoque mínimo;

  • Atendimento das necessidades dos clientes — o que, onde e quando exatamente ele quer, agregando soluções;

  • Adequação e otimização dos fluxos de entregas.

Entretanto, a aplicação desse conceito não é tão simples quanto parece. Não basta reduzir os níveis de estoque, atender à demanda e aumentar a frequência das entregas. A melhoria da logística vem com um conjunto de sucessos trabalhando em sintonia.


661 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados