• Julia Rodrigues

A Capacitação de Membros e sua Importância

Atualizado: Mai 7


Nos dias de hoje, o mercado se encontra cada vez mais concorrido, empresas novas surgem todos os dias, assim como fecham, sendo este o grande desafio: se manter no mercado. Com isso, as companhias, se encontram em uma busca incessante por maneiras de se destacar nesse mundo e se manter nesta condição.

O sucesso de uma empresa depende do espaço físico, capacidade tecnológica, capital investido e, principalmente, a capacidade dos funcionários. Este, por sua vez, é um fator de grande importância e seu investimento traz muitos benefícios.

Por isso, capacitar os funcionários leva a empresa à um patamar diferenciado no mercado. Afinal, quando uma empresa decide investir em seus membros, ela está investindo em si mesma. O resultado disso, em grande parte das vezes, é a formação de profissionais mais engajados, além do aumento da produtividade e da diminuição na rotatividade de membros.

Para isso, faz-se necessário algumas ações como: traçar um bom planejamento estratégico para as capacitações, para que possuam objetivos claros e que se adequem aos perfis de cada um dos colaboradores; Conhecer a equipe também é fundamental para que suas fraquezas e fragilidades sejam identificadas e com isso facilite o planejamento e a escolha da melhor formação; Outro fator está na busca pela potencialização das habilidades dos membros, o que vem a ser um grande diferencial, pois, quando o colaborador recebe algum tipo de formação, logo de início, ele tende a se motivar e a se engajar mais na execução de seu trabalho; Por fim, contar com a participação de gestores nos treinamentos é essencial para criar uma aproximação entre os membros e seus líderes, o que demonstra o interesse dentre todos da empresa, acabando por motivar e engajar os colaboradores.

Além de tudo já citado anteriormente, ter bem definido o tipo de treinamento é fundamental, já que existem inúmeras maneiras de realizar uma capacitação. Três dos principais são: treinamentos presenciais, a distância e na prática. O treinamento presencial é o método mais comum de capacitação dos funcionários, sendo que o diferencial é a possibilidade de contato com o formador e os feedbacks constantes. Já, o treinamento a distância alia a tecnologia como forma de economizar tempo e dinheiro, além de permitir que o colaborador estude onde e quando quiser. Enfim, o treinamento na prática é normalmente destinado a formação de habilidades específicas, neste tipo de treinamento o funcionário executa alguma tarefa específica, dentro da própria empresa, que será de sua responsabilidade futuramente.

Portanto, investir em capacitação de membros é manter a empresa em constante desenvolvimento. Além de potencializar as habilidades dos funcionários e corrigir suas fraquezas, a capacitação aumenta as chances de resultado e é uma forte ferramenta de motivação e engajamento dos colaboradores. Investir em capacitação significa investir no futuro da empresa e fazer dela um destaque no mercado atual.

Gostou do artigo? Confira o nosso blog para mais conteúdos!

#CapacitaçãoProfissional #evolução

118 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Trabalho Remoto

O que é trabalho remoto? Trabalho remoto significa trabalho à distância. Isto é, o trabalho pode ser feito em qualquer lugar, seja em casa no seu quarto, deitado na sua cama ou até mesmo em uma viagem

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados