top of page
  • Laura Gatica

Onboarding: como melhorar a atração e retenção de talentos na sua empresa

Atualizado: 19 de abr. de 2022



O processo seletivo das empresas envolve uma série de fatores que se mal planejados pode tornar esse processo cansativo, burocrático e falho. A busca por talentos que se encaixem no perfil do negócio é uma das grandes preocupações, aliada ao período de adaptação, treinamento e a longo prazo, retenção dos recém contratados. O período logo após a contratação do colaborador é decisivo para determinar a permanência do mesmo. Segundo uma matéria publicada na Você RH, as organizações perdem cerca de 40% dos colaboradores durante esse período.


Uma pesquisa realizada pela Bersin and Associates revelou que as empresas que oferecem um amplo reconhecimento aos funcionários têm taxas de rotatividade 31% menores do que as empresas que não têm essas iniciativas. Além disso, o estudo feito pelo Brandon Hall Group apontou que 70% das companhias nos Estados Unidos afirmam que o engajamento é uma prioridade.


Esses dados convergem para a importância de estruturar e aplicar o Onboarding durante o período de atração e retenção de talentos. A tradução desse termo do inglês significa “embarcar”. O onboarding representa o conjunto de procedimentos que tem como objetivo integrar, capacitar e adaptar o profissional recém-admitido nas empresas. À primeira vista, pode parecer simples esse processo de integração, mas ele não se resume a passar inúmeras informações, procedimentos e regras para o recém-chegado. Ele requer que o colaborador mergulhe na cultura organizacional, compreenda a proposta de valor, entenda a dinâmica do ambiente de trabalho e crie um sentimento de pertencimento e identidade com o negócio.


Ao contrário do que muitos pensam a implementação do onboarding não começa apenas após a contratação, mas durante o recrutamento. Esse processo está relacionado com a marca do empregador e a imagem que você cria para atrair pessoas que têm o perfil adequado para seus objetivos. Por isso, o Marketing está totalmente envolvido na maneira que transmite a identidade da empresa e sua cultura organizacional. Os candidatos com o perfil desejado pela empresa logo se identificarão com essa imagem, o que facilita a seleção de talentos promissores.


Após a contratação começa a fase de adaptação e capacitação. Na Jr. Eng valorizamos muito esse processo de aprendizado e experiência com o novo. Para isso, organizamos imersões onde nos reunimos para discutir conteúdos em conjunto, trocar experiências, construir objetivos e soluções compartilhadas e realizar feedbacks. Além disso, trabalhamos muito o relacionamento dentro das equipes e a liderança não se limita aos cargos de Diretores e Coordenadores, mas é incentivada para todos. Desse modo, cria-se um sentimento de pertencimento e consciência da importância de cada membro para o funcionamento e crescimento da empresa.


Se a sua empresa está com índices de turnover elevados, casos de desmotivação e queda na produtividade de seus colaboradores é necessário tomar providências imediatas para melhorar o clima organizacional e a satisfação dos funcionários. Mas antes de qualquer ação você precisa identificar os problemas que estão gerando esses resultados. E para isso, indicamos a pesquisa de clima organizacional, um dos nossos serviços que aplicamos dentro da nossa própria consultoria e percebemos grande impacto na qualidade de vida e satisfação dos nossos membros. Experimente você mesmo e entre em contato conosco para mais informações!







86 visualizações0 comentário
bottom of page