• Jr. Eng

A importância da Pesquisa de Clima Organizacional


Muitas empresas enfrentam problemas relacionados a queda de produtividade dos seus funcionários no qual se situam em um ambiente de trabalho inadequado. Portanto, para conseguir encontrar a melhor forma de melhorar o resultado de uma organização, deve ser feito uma pesquisa de clima organizacional.


Isso se trata de uma ferramenta fundamental para o planejamento estratégico de uma empresa, segundo Idalberto Chiavenato (um dos experientes escritores nacionais sobre administração e recursos humanos):


“O conceito de clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação. O clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que: 1. É percebida ou experimentada pelos membros da organização. 2. Influencia o seu comportamento.”


Coletando diversos dados relevantes sobre a percepção dos funcionários e colaboradores em relação a empresa, é possível identificar os pontos a serem melhorados e assim promover uma melhora no desenvolvimento e motivação das pessoas que ali trabalham. Portanto, o clima organizacional pode ser mensurado pelo grau de satisfação dos envolvidos no trabalho, se a pesquisa encontrar e corrigir os erros, o ambiente de trabalho se torna mais motivador, gerando maior interesse, colaboração e melhor comunicação na equipe.

Já que foi citado anteriormente sobre produtividade, uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia identificou que funcionários mais contentes são 31% mais produtivos. Logo, na emprega em que trabalha ou na sua empresa, já foi feito uma pesquisa de clima organizacional?



Para receber dicas e diversos outros conteúdos referentes ao que está se passando no ambiente empresarial ou sobre gestão, assine nossa Newsletter e caso surja alguma dúvida entre em contato conosco através de nosso site ou nos mande uma mensagem pelo WhatsApp (12) 3123-2249 para que possamos auxiliá-los nesta jornada.