top of page
  • Cíntia Koike Iamamoto – Diretora de Gente e Gestão

Como uma vida saudável pode interferir no trabalho?

Atualizado: 7 de mai. de 2020


vidasaudavel

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde é o bem estar-físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença...”. Isto é, percebe-se a abrangência na definição de “saúde” e não apenas aquela que o senso comum lhe atribui, voltada a medicina curativa. Ser saudável influencia em todos os âmbitos da nossa vida, inclusive e principalmente no trabalho. Há um erro comum onde trata-se “trabalho” e “vida saudável” com distinção e desconexão, ao contrário do que realmente é: os dois se auto completam. Como produzir, ser produtivo, realizar entregas, criar novos projetos, pensar em soluções viáveis para a empresa se não estiver se sentindo bem? Quando se tem uma boa noite de sono, por exemplo, o corpo já acorda disposto e enérgico para cumprir todas as atividades, compromissos e desafios do dia. O mesmo ocorre quando se tem uma boa alimentação, baseada em alimentos leves e nutritivos, uma vez que são a fonte de energia para o nosso corpo funcionar.

Além da alimentação saudável, praticar exercícios físicos traz mais disposição para o dia dia, diminui o stress e os riscos de doenças cardiovasculares e ainda ajuda na queima calórica, combatendo o sobrepeso. A atividade física atua também nos hormônios do nosso corpo, produzindo o que os especialistas chamam de quarteto do bem-estar: serotonina, dopamina, oxitocina e endorfina. São responsáveis respectivamente pelo equilíbrio do sono e alívio da dor, sensação de prazer, conexão com as pessoas e combate ao stress e aumento do bom-humor. Como não querer tais sensações para uma vida profissional de sucesso?

Incorporar hábitos saudáveis no trabalho traz uma série de benefícios como foi visto. O primeiro passo é sempre o mais difícil mas, segundo o autor do livro “O Poder do Hábito”, Charles Duhigg, precisa-se de 21 dias para um ato tornar um hábito, ou seja, menos de um mês para que suas tentativas consigam fazer parte da rotina e se tornar mais produtivo ainda dentro de seu trabalho.


Gostou? Confira o nosso blog para mais conteúdos!

73 visualizações0 comentário
bottom of page