top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

A revolução da Sociedade 5.0: O que é e como nos afeta

Atualizado: 15 de jun. de 2022



Quando pensamos em Japão, é muito comum lembrar da tecnologia, robótica, organização e civilidade. O país, que é apenas 50% maior que o estado de São Paulo, e é referência em disrupção e inovação.


Não à toa, enquanto o mundo ainda se adapta à Revolução 4.0, o Japão já vem divulgando amplamente a ideia. O conceito existe no país desde 2016, porém foi na CeBIT 2017 (maior exposição comercial do mundo para serviços de telecomunicações digitais e TI) que foi divulgado para o mundo. Segundo dados do Governo japonês, somente em robótica, o país prevê um investimento de US$ 87 bilhões, e mais US$ 6 bilhões em Internet das Coisas (IoT).


Provavelmente você já tenha ouvido ouviu falar em Indústria 4.0. De fato, a revolução tecnológica tem um vínculo direto com a revolução industrial, que acompanha o acesso a bens de consumo e qualidade de vida. Por isso, a progressão da sociedade sempre esteve atrelada a novos modelos e evolução dos meios de produção.


A partir desse ponto de vista, a Sociedade 5.0 é um conceito que vêm após a Indústria 4.0, mas tem uma proposta de transformação profunda e capaz de revolucionar a humanidade. Enquanto a Indústria 4.0 foca no chão de fábrica, a Sociedade 5.0 coloca o ser humano no centro da transformação tecnológica.

“Uma sociedade centrada no homem, que equilibra o avanço econômico com a resolução de problemas sociais por um sistema que integra ciberespaço e espaço físico como smart homes, tecnologias vestíveis, mobilidade autônoma, assistentes digitais, energia inteligente etc.” (definição de Sociedade 5.0)

Os objetivos da sociedade 5.0 são claros. O foco é a resolução de vários desafios humanos, como ter acesso às ultimas tecnologias médicas em qualquer lugar com custo baixo, nos libertar do estresse de dirigir, a aumentar as habilidades humanas, fazendo o uso de inteligência artificial e robótica.

Ou seja, utilizar a tecnologia para viver melhor, com mais qualidade.

Para Yoko Ishikura, consultora do fórum econômico mundial, que é também membro executivo do conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Japonês e grande defensora da ideia, os três principais Valores da Sociedade 5.0 são: sustentabilidade, abertura e inclusão. Ela não afetará somente cientistas, empresários e engenheiros, mas colocará a sociedade como participante ativo dos avanços.


Chegou a hora de colocarmos em prática os avanços tecnológicos obtidos na Indústria 4.0, será um benefício enorme para as pessoas e instituições, e claro, para as sociedades que implementarem o conceito. No entanto, uma adaptação será necessária, pois a Sociedade 5.0 mudará o jeito de lidarmos com a tecnologia no nosso dia a dia



Para receber dicas e diversos outros conteúdos referentes ao que está se passando no mercado empresarial assine nossa Newsletter ou baixe um de nossos ebooks.


Caso queira potencializar os resultados de sua empresa ou então aprimorar algum processo interno, disponibilizamos também uma equipe de especialistas para uma reunião de diagnóstico gratuita. Entre em contato conosco através do e-mail contato@jreng.net ou então nos envie uma mensagem pelo WhatsApp (12) 3123-2249 para que possamos auxiliá-los nesta jornada.



480 visualizações0 comentário
bottom of page