• Larissa Comitre e Amanda Helena

Automatização do acompanhamento remoto de indicadores da produção

A necessidade de otimização de processos produtivos e seu acompanhamento de modo remoto tende a aumentar conforme ocorre um aumento da produção. Assim, sistemas que possibilitem um melhor aproveitamento do tempo e o controle e manutenção de variáveis de qualquer lugar estão sendo mais utilizados a cada dia. São encontradas diversas opções no mercado, com sistemas que variam de acordo com o processo e a forma como é executado. Porém, devido aos altos custos que esses sistemas são encontrados no mercado, muitos empreendedores deixam de utilizá-los em seu negócio, permanecendo longos períodos em seu local de trabalho.


O que muitas pessoas não sabem é que, através de plataformas alternativas, é possível reduzir esses custos significativamente. Hoje existem no mercado, placas com preço reduzido que possibilitam a elaboração de interfaces, a automação de testes e até mesmo a inspeção da produção. Algumas dessas placas são as baseadas em Arduino e Raspberry Pi, que driblam a necessidade de projetar uma placa dedicada. Ambas possuem um valor reduzido e um alto leque de aplicações, podendo ser até mesmo utilizadas em conjunto e aumentando a capacidade de utilização.


Dessa forma, é possível conectar essas placas a uma base de dados, podendo ser local ou armazenada em um servidor na nuvem, e assim, acompanhar em tempo real indicadores da produção. Tal acompanhamento pode ser feito através de um aplicativo mobile e web, ou através de um dashboard no Power BI, solução menos custosa, entre outras inúmeras formas de se fazer esse acompanhamento em tempo real e ter acesso aos dados históricos de produção também.


Além disso, é importante também sempre realizar o backup dos dados e gerar relatórios com certa frequência (diário, semanal, mensal...) a fim de que se possa comparar os resultados obtidos e traçar planos de ação para melhorar a linha de produção.


Analisar os indicadores de performance de uma empresa é essencial para um bom andamento dela, assim como, ter dados em mãos é essencial na tomada de decisões estratégicas para o progresso dela. Assim, vemos que é imprescindível que uma empresa tenha um sistema automatizado que gere essas informações em tempo real, tais como gráficos comparativos, para futuras análises.

Exemplo de um sistema e como acontece o fluxo de informação:



Quer monitorar os dados de sua planta de maneira remota e automatizada? A Jr. Eng oferece esse serviço, com soluções únicas e personalizadas para seu negócio!


Para receber dicas e diversos outros conteúdos referentes ao que está se passando no mercado empresarial assine nossa Newsletter ou baixe um de nossos ebooks.


Caso queira potencializar os resultados de sua empresa ou então aprimorar algum processo interno, disponibilizamos também uma equipe de especialistas para uma reunião de diagnóstico gratuita. Entre em contato conosco através do email contato@jreng.net ou então nos envie uma mensagem pelo WhatsApp (12) 3123-2249 para que possamos auxiliá-los nesta jornada.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo