top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Conhecer o Mercado é a maior vantagem competitiva

Atualizado: 10 de mai. de 2022




Ter amplo conhecimento sobre o mercado em que a sua empresa está inserida é essencial para o sucesso. A análise de mercado tem como principal objetivo obter todas as informações possíveis sobre o meio em que a empresa opera. Isso inclui análises do público-alvo, da concorrência e das tendências do mercado. E por que ter todas essas informações são importantes? E como elas te ajudam?​


Público-alvo:

O público-alvo é para quem o seu produto ou serviço é destinado. Conhecer os hábitos de consumo e estilo de vida dos seus consumidores ajuda a encontrar a melhor maneira de realizar o seu serviço. Saber com quem você está tratando torna as suas campanhas mais assertivas. Além disso, a análise de mercado ajuda a fidelizar seus clientes, pois a melhor maneira de fidelizar um consumidor é o conhecendo. Um cliente fidelizado carrega o nome e promove o marketing da empresa, o que acarretará em um número maior de vendas e em um estabelecimento da marca no mercado.


Ter consciência do seu público alvo permite economias, porque desse modo você direciona todas as ações da empresa para esse nicho que é sempre uma aposta com mais chances de gerar resultado.


Concorrência:

A análise de mercado só é completa quando você possui amplo conhecimento sobre seus concorrentes. É importante que você compreenda como os concorrentes se posicionam no mercado para identificar as oportunidades e também estar ciente do que não fazer em determinadas situações. Tenha noção dos fornecedores, dos produtos que eles mais utilizam e esteja atento sobre as promoções que estão rolando no mercado.

Tendências do mercado:


Hoje em dia é possível prever movimentos futuros do mercado e de um serviço com base na análise de dados históricos e estatísticos. Com isso você consegue definir estratégias de atuação para ganhar mercado e também pensar em planos de ação para o seu negócio.

A análise de tendências baseia-se no comportamento e nas reações do mercado no passado, para estudar a possível reação do mercado no futuro. Com a análise de tendências você consegue:

  • Entender o comportamento do consumidor;

  • Identificar mudança na percepção do consumidor;

  • Reduzir custos;

  • Identificar possíveis áreas de melhora;


Com todas as informações necessárias para a realização, a análise de mercado impulsiona seu negócio e você consegue gerar mais lucro e evitar os desperdícios. A análise de mercado é um dos serviços de destaque no portfólio da Jr. Eng. Com diversos projetos realizados nessa área, os membros possuem vasto conhecimento sobre o assunto e como consequência de uma análise bem feita, as vendas do seu negócio irão alavancar e a administração dos seus recursos será feita de forma mais consciente.

Quer saber mais sobre análise de mercado? Confira nossos artigos relacionados ou baixe nosso e-Book gratuitamente!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page