• Jr. Eng

Como impulsionar seu negócio com o Instagram

O uso das redes sociais ao longo dos últimos anos tem se tornado essencial para o desenvolvimento de qualquer pessoa ou empresa, sendo a rede social mais importante, o Instagram.


Neste artigo vamos falar rapidamente sobre a importância do Instagram para impulsionar o seu negócio e algumas dicas rápidas de como isso pode te trazer resultados INSTANTÂNEOS!


A importância do Instagram e como alavancar meu negócio.

Se engana quem pensa que o Instagram é apenas uma plataforma para se postar fotos bonitas, ver vídeos engraçados e vídeos satisfatórios. O Instagram é uma imensa vitrine exposta para todo o globo, e nessa vitrine estão diversas empresas mostrando o seu potencial para mais de 600 milhões de pessoas simultaneamente.


Essa vitrine se tornou tão importante que atualmente opta-se por iniciar uma nova empresa apenas com uma página no Instagram, o que poupará muitos recursos e trará resultados muito mais rápido.


Então antes de partirmos para as dicas, lembre-se, o Instagram é uma ferramenta de trabalho, não um aplicativo de fotos. Arrisco dizer que ele pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de algumas empresas.


Algumas definições antes de começarmos:

Timeline: é a sua linha datada de publicações das páginas seguidas. É a página inicial do Instagram

Live: Gravação ao vivo de algum conteúdo que queira passar.

Stories: Fotos ou vídeos publicados que aparecerão na parte superior da página inicial. Além de garantirem uma visualização a mais, eles desaparecem depois de 24h. Mas podem ser salvos no Highlight.

Highlight: Espaço no seu perfil para exibir stories dos quais você tenha gostado muito ou que queira exibir para frequentadores da sua página


Dicas para crescer o seu negócio

O Instagram funciona a partir de um algoritmo e este algoritmo é a sua programação, ela que será responsável por indicar ou não seus serviços como sugestão ou não para os usuários, portanto é muito importante sabermos como dominar o algoritmo ao nosso favor. E para podermos dominar a plataforma, aqui vão algumas dicas.


1. Use todas as ferramentas que ele lhe oferece:

Seja um usuário ativo! Se a plataforma te oferece a opção de postar fotos, poste várias, se ela lhe oferece a opção de fazer lives, faça, se oferece a opção de sotries, FAÇA ! Nunca deixe de utilizar os recursos oferecidos pela plataforma, pois é assim que o Instagram reconhece usuários ativos e os classifica como melhores recomendações.


2. Poste 4 fotos ou mais na semana (de preferência 1 por dia)

Esteja ativo! Não basta apenas seguir a primeira dica uma só vez, deve-se manter constância e tentar está sempre inovando nos conteúdos e nunca deixando de postar.

Faça pelo menos 1 live, poste 4 fotos e 7 stories por semana, assim a plataforma identifica a sua página como uma pagina ativa e passa a recomendar as suas publicações na página de busca do aplicativo, onde diversos conteúdos diferentes dos quais você vê na sua timeline, irão aparecer.


3. Tenha um layout bem definido

Tudo bem, você agora é um usuário ativo, mas tem sua página muito mal estruturada e sem um padrão de cores, isso não é atrativo! Além de querer que os usuários visitem a sua página, você também quer que eles explorem ela, abrindo os highlights, olhando publicações antigas, olhando os stories... E para que isso aconteça deve-se definir muito bem as cores da sua empresa, o estilo das suas publicações e o seu público alvo (uma dica é fazer isso por meio de uma pesquisa de mercado, que a Jr.Eng já faz muito bem).


Vamos aos exemplos:

Seja um restaurante, em qual você faria um pedido?


Eu aposto que faria seu pedido na segunda opção.

Seja uma página de motivação, qual traz mais seriedade?

Então, como pôde-se perceber, a aparência importa, e importa MUITO. Defina bem o layout do seu serviço e faça com que suas cores e suas linhas sejam reconhecidas.


4. Poste fotos de boa qualidade

Ninguém gosta de acessar uma página e ver fotos borradas, tortas ou feias. Invista em imagens bonitas, de boa resolução (1920x1080 pelo menos), não poste publicações com cores muito destoantes, a não ser que queira chamar atenção para uma oportunidade (promoções por exemplo).


5. Use Hashtags da maneira correta

Utilize as hashtags! Não basta utilizar qualquer hashtag, você deve utilizar as certas. Mas como elas funcionam? As hashtags servem para atribuir uma categoria à sua postagem, assim o algoritmo irá conseguir encontrar alguém compatível com os interesses que você citou.


Por exemplo:

Eu possuo uma academia, e posto fotos das pessoas utilizando a minha academia. Junto à postagem eu coloco #musculação. Assim todas as pessoas que tem o costume de procurar por páginas de marombeiro, de academia, de suplementos terá a possibilidade de receber seu conteúdo na aba de busca.


Mas não basta utilizar qualquer hashtag, deve-se utilizar as certas, e aqui está o pulo do gato para fazer sua empresa alavancar.


Na aba de busca, selecione hashtag e busque as hashtags que você deseja colocar no comentário da sua publicação. Seguindo o exemplo acima, vou procurar hashtags relacionadas ao universo de academias.


Aqui está a tela de busca, focada em Tags.


Pode-se observar que ao pesquisar por musculação, temos as hashtags mais utilizadas, onde #musculação teve mais de 6.2 milhões de publicações no dia, e a #musculaçao apenas um pouco mais de 300 mil publicações.


E o que isso significa? Significa que se você utilizar a #musculação, seu post será apenas um em mais de 6 milhões de publicações, ou seja, será muito mais difícil de alcançar as pessoas. Agora caso você opte por #musculaçao, o seu post será um em apenas 300 mil posts, o que faz com que ele chegue a muito mais pessoas.


Assim estabeleça um conjunto de um pouco mais de 7 hashtags para cada foto.


Vale ressaltar que se deve evitar hashtags com menos de 50K de publicações, pois você terá um público muito pequeno a se alcançar.


6. Use hashtags diferentes.

Não adianta você achar um único grupo de hashtags boas para os seus posts, tenha um grupo para cada dia da semana, assim o algoritmo irá reconhecer que você não está apenas copiando as hashtags e irá te recomendar para diversos outros nichos de publicações.


Para que tenha uma quantidade suficiente de hashtags, tente utilizar algumas relacionadas à mindset, humor, disciplina, assim conseguirá atingir todo o tipo de usuário.


7. Salve seus stories nos highlights


Para estruturar um perfil mais profissional e facilitar a navegação do visitante, busque organizar os seus highlights. Para ter um highlight bem estruturado, este deve ter um design que combine com as postagens da página e seu conteúdo deve ser muito bem dividido, conforme o exemplo ao lado. O conteúdo deve ser dividido com base nos ramos em que sua empresa atua! Caso muitas divisões sem algum tipo de ligação entre elas, o visitante pode acabar ficando entediado.

21 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados