top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Comunicação e organização sem perder o foco durante o Home Office



O exercício do “home office” atingiu seu ápice até hoje, devido à crise do Covid-19. Com o isolamento social diversas empresas protagonistas apenas no meio presencial, agora passam por uma mudança para o meio digital. A adaptação é um período difícil, principalmente para as pequenas e médias empresas, devido a menor disponibilidade de recursos financeiros e humanos.

O intuito desse artigo é facilitar essa transição, auxiliando em como se organizar e comunicar-se de maneira mais eficiente, apresentando algumas ferramentas comunicacionais adotando o foco em pequenas e médias empresas.

Contrariando o que muitos pensam, o isolamento social pode aumentar a comunicação profissional, pois dificulta a interação social entre os funcionários.



Slack

A primeira ferramenta é o aplicativo “Slack”, disponível nas lojas de aplicativos de “smartphones” e também para “desktop”. O Slack, possibilita uma comunicação empresarial eficiente, pois retira o ambiente de comunicação por mensagens do famoso “WhatsApp”, com isso diminui as distrações durante o “home office”; além disso, esse aplicativo conta com ferramentas de criação de diversas salas, possibilitando diferentes nichos de comunicação para cada área da empresa.


Google Meet

O “Google Meet” é uma ferramenta disponibilizada pela Google, focada totalmente em reuniões e encontros, possibilita chamadas com várias pessoas, com vídeo e áudio de ótima qualidade, além de um chat disponível para todos os membros da reunião. Essa ferramenta se encontra disponível nas lojas de aplicativos de “smartphones” e também para versões de “desktop”. Outra função de destaque é o espelhamento do “desktop” de um membro da reunião, com isso é possível conduzir apresentações e reuniões mais visuais.


Pipefy

O “Pipefy” (https://pipefy.com) é uma plataforma de organização de sua empresa, feito para refletir todos os processos da empresa de uma forma visual e de simples entendimento. Essa plataforma está disponível em lojas de aplicativo de “smartphones” e pelo link acima para “desktop”.


Trello

O “Trello” (https://trello.com) é uma plataforma semelhante ao Pipefy, com função de organizar os processos de forma acessível e visual a todos os membros da equipe. Também disponível para “desktop” e “smartphones”


Conclusão

Todas as ferramentas citadas no artigo, são de grande importância, pois são em sua maioria gratuitas, ou seja, pequenas e médias empresas, as quais estão no centro desta crise do Covid-19, não irão investir tantos recursos financeiros, mas sim recursos humanos para domínio do manuseio destas ferramentas. Conclui-se que uma melhor comunicação e eficiência no “home office” aliada a uma excelente organização empresarial irá fazer toda diferença no contexto atual do mercado.

Gostou do texto? Clique aqui para ler mais sobre o tema



18 visualizações0 comentário
bottom of page