top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Mantendo uma boa saúde mental


Encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos e precisa encarar todos os desafios do dia a dia no trânsito, no trabalho e muitas vezes no próprio lar.

Algumas atitudes simples, no entanto, podem ajudar a preservar não só a saúde física, como também o equilíbrio emocional. Listamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a manter uma boa saúde mental:

1. Pratique atividade física

Já foi cientificamente comprovado o poder do exercício para o equilíbrio emocional. Há histórias de pessoas que curam depressão, por exemplo, com a ajuda de atividade física. O exercício não precisa ser pesado, uma simples caminhada contribui e muito para a preservação do bem estar emocional. O corpo e a mente estão conectados e dificilmente uma pessoa com problemas físicos de saúde consegue manter a saúde mental em bom estado. Infecções, dores de cabeça ou hipertensão afetam negativamente a capacidade de lidar com o estresse e consequentemente o equilíbrio emocional de qualquer pessoa.

2. Priorize o sono

Muito se fala sobre a importância de uma noite bem dormida. O sono é fundamental não apenas para garantir disposição no dia seguinte, mas também para garantir a mente saudável. O ideal é dormir regularmente de 7 a 9 horas por dia.

3. Medite e relaxe

O poder da meditação também já foi comprovado por meio de pesquisas científicas e não é necessário mergulhar fundo nesse universo, 20 minutos por dia, por exemplo, podem ajudar a equilibrar o estado emocional de muita gente.

4. Estabeleça metas

Tenha sonhos, planos e metas para o futuro. Nunca deixe que sua vida seja um marasmo. Sonhar ativa bons sentimentos e nos faz ter mais vontade de viver. Quem não sonha não muda a vida. Quem não têm objetivos, não consegue encontrar sentido para continuar vivendo. E esse tipo de emoção causa muitos prejuízos à saúde, principalmente à mental. Portanto, ative sua capacidade de sonhar e, é claro, de realizar também.

5. Saia da zona de conforto

A rotina, por essência, pressupõe a repetição dia após dia. Uma das melhores formas de fugir um pouco da rotina e não cair no marasmo é tomar atitudes que fogem ao padrão. Que tal fazer algo diferente em um dia aleatório?

Viu como é possível manter uma boa saúde mental apenas com pequenas ações? Procure colocar algumas delas em prática para ter uma melhora no seu bem estar


22 visualizações0 comentário
bottom of page