top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Matriz de Eisenhower: Ferramenta para Priorização de Tarefas e Tomada de Decisões

Dwight David Eisenhower foi a 34º pessoa a assumir a presidência dos Estados Unidos da América, na qual se manteve de 1953 a 1961. Entre suas principais marcas deixadas na história do país, ressaltam-se a criação da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), que posteriormente se tornaria a internet que se conhece hoje, e a fundação da NASA, uma das principais fontes da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas voltados à exploração espacial. No entanto, uma característica sempre esteve presente em seu cotidiano, sua capacidade produtiva. Apesar de lidar com uma grande quantidade de obrigações e atividades diárias, conseguia organizar, priorizar e executar aquilo que era de maior importância. Este método é o que hoje se conhece por Matriz de Eisenhower.


A matriz é dividida em quatro quadrantes, e baseia-se em dois pontos: urgência, demonstrando-se que o tempo para conclusão das tarefas é menor, e importância, que representa um maior impacto dessas. Com isso, realiza-se uma classificação das atividades dentro das duas categorias citadas: ”importantes e não importantes” e “urgentes e não urgentes”. Para cada atividade selecionada, existe uma atitude padrão a ser tomada. Em casos onde a classificação é importante e urgente (1), a tarefa deve ser imediatamente executada, já em não urgente (2), realiza-se um planejamento mais cauteloso desta, evitando que acabe tornando-se algo urgente. Porém, quando a classificação é dada como não importante, mas urgente (3), delega-se a atividade a outras pessoas, e caso não for importante nem urgente (4), esta é eliminada.



Como exemplo, têm-se a situação de um empreendedor que, cercado de obrigações e com muitas ideias, precisa tomar algumas decisões dentro da sua empresa. Entre essas decisões estão o investimento em Análise de Mercado, Marketing Digital, mudança no logo da empresa e uma possível implementação de um software que não apresentou reais benefícios à companhia. Buscando se amparar em decisões de maior racionalidade, decide fazer uma Matriz de Eisenhower e começa a guiar suas ações a partir dela. Como importante e urgente, opta pela Análise de Mercado, a fim de conhecer melhor o segmento e contexto em que seu negócio está inserido, e Marketing Digital como não urgente, para conquistar novos clientes e melhorar sua rede de relacionamentos. Nos terceiro e quarto quadrantes, decide encaixar a mudança de logo e a implementação do software, respectivamente.

Este método permite melhor gerenciamento de tempo, além de priorizar as atividades que realmente necessitam de maior atenção, tornando-se uma ferramenta imprescindível no dia a dia de qualquer empreendedor. Para sua utilização correta, é de suma importância que objetivos, metas e indicadores para o negócio encontrem-se bem definidos. Assim, além de ser uma ferramenta visual, clara e de fácil compreensão, esta pode favorecer melhorias nos índices de produtividade e tornar as tomadas de decisão mais assertivas e racionais.




Ficou curioso para conhecer mais dessas ferramentas que podem auxiliar o seu negócio e deixá-lo ainda mais eficiente? Então entre em contato conosco através de nosso site ou WhatsApp (12) 3123-2249 para que possamos auxiliá-los nesta jornada.




bottom of page