top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Por quê saber sobre mercado financeiro?


Quando jovens, costumamos ter muito pouco conhecimento sobre finanças e mercado financeiro. Em grande parte das vezes, aprendemos apenas a gerenciar o dinheiro que recebemos dos pais.

Quando vemos notícias como as de alta do dólar ou queda da bolsa, preferimos mudar de canal e muito raramente algo nos chama atenção para que nos faça querer aprender sobre economia e a investir nosso dinheiro.

Mas afinal, o que é economia? E como isso influencia no mercado financeiro? Uma coisa de cada vez. Economia é a ciência que estuda a produção e o consumo de bens necessários ao bem-estar, aproveitando de maneira consciente os recursos materiais, controle ou moderação das despesas.

Agora vamos ao mercado financeiro. O Brasil é um país capitalista, logo visa o lucro em todos os setores.

Quando o(a) presidente toma uma decisão para equilibrar a Economia, isso pode afetar o investidor. Exemplifico com uma redução dos impostos na Cesta Básica. Este ato, implica a diminuição no custo dos produtos envolvidos, afetando em primeiro momento o produtor pois terá que pagar menos impostos para produzir, o empresário que compra os produtos para revender e o consumidor final que irá encontrar os produtos com um preço mais acessível.

Entender sobre o mercado financeiro pode te ajudar muito mais do que você pensa. Mais além de saber investir na bolsa de valores, o aprendizado facilita bastante na hora de gerenciar nossas finanças pessoais, exercita o raciocínio lógico, nos torna pessoas mais organizadas e mais focadas profissionalmente. Dentre os benefícios de se aprender mais sobre o mercado financeiro, um dos principais é o maior entendimento e familiaridade com o contexto político e econômico no Brasil e no mundo. Para entender a dinâmica do mercado, temos que saber o que acontece em geral, no âmbito nacional e internacional. Afinal, um escândalo político em Brasília ou uma catástrofe no Japão pode influenciar bastante o preço das ações na bolsa.

Assim, entendemos que o mercado financeiro não se trata apenas de números, métricas e cifrões. É também um caminho para uma boa evolução pessoal e ótimas oportunidades.

Tem problemas para gerenciar seu dinheiro? Leia nosso artigo: Problemas com Gestão Financeira?

86 visualizações0 comentário
bottom of page