top of page
  • Marcelo Guilherme - Trainee de Relações Comerciais

Problemas sem soluções? Aprenda e aplique o brainstorming!


Você ou sua empresa já se deparou com algum problema que parecia não ter solução? Isso é algo muito recorrente, mas aqui temos uma ferramenta poderosa para solucionar isso: o brainstorming.

Brainstorming é uma dinâmica de grupo que tem como finalidade gerar o maior número de ideias e soluções inovadoras para um problema específico. Como o próprio nome diz, consiste em uma “chuva de ideias”, em que um grupo de pessoas deve, uma de cada vez, dar alguma sugestão que tenha relação com o tema proposto/problema. A partir de uma ideia dada, podem-se fazer ramificações, especificando ainda mais as possíveis soluções.

Existem dois tipos de brainstorming, o estruturado, que é seguida uma ordem em que as pessoas apresentam uma ideia; e o não estruturado, em que as pessoas podem apresentar suas propostas sem uma ordem pré-determinada. O estruturado tem como vantagem a sua organização, entretanto, as pessoas que estão participando frequentemente sentem-se pressionadas para apresentar alguma resposta em sua vez, o que acaba gerando tensão em todo grupo. Já o não estruturado é mais fluido, em que as pessoas participam conforme seu interesse e suas ideias.

O grande cuidado que se deve tomar é não censurar nenhum tipo de ideia por mais absurda que pareça. O julgamento de uma possível solução durante o processo é um erro clássico, que acaba intimidando os membros da equipe. A regra de um bom brainstorming é: toda ideia é bem-vinda.

Só depois de as ideias do grupo se esgotarem é que se deve fazer uma análise crítica em relação a cada solução proposta, eliminando aquelas que não convém, e agrupando as semelhantes.

Assim, com o auxílio mútuo de todos os membros é possível chegar em soluções palpáveis para determinado problema. O compartilhamento coletivo de ideias é uma das melhores formas de encontrar soluções e além disso, reforça o sentimento de equipe, pois as pessoas participantes sentem-se importantes e que fazem parte de um time.

E você está esperando o que para colocar essa ferramenta tão simples e poderosa em prática?

269 visualizações0 comentário
bottom of page