top of page
  • Ana Morimoto - Trainee de Marketing

Seja um profissional de destaque no estágio e garanta a sua efetivação


É no seu período como estagiário que você será inserido no mercado de trabalho e a partir daí começará a trilhar a sua carreira profissional. Além de desenvolver o networking, é nessa fase que você poderá por em prática e aperfeiçoar suas habilidades, e ainda se preparar para os desafios futuros. Ter comprometimento, ser organizado e mostrar interesse no aprendizado garantem um melhor desenvolvimento pessoal e profissional ao universitário. Mas para quem deseja ir além e garantir a efetivação, só isso não é mais suficiente.

Foto: Assier Romero

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, exigindo cada vez mais de seus candidatos, o que nos leva ao assunto em questão, como se destacar?

1. Seja proativo

Não espere ordens, execute as atividades sem esperar o pedido superior. Busque novos desafios, procurando solucionar problemas diferentes e assim atingir melhores resultados. Em duas palavras: tenha iniciativa.

2. Procure se envolver com as pessoas ao seu redor

Conectar-se com os colegas de trabalho, além de contribuir para melhoria de clima organizacional da empresa, abre um leque de oportunidades de aprendizado em outras áreas, ou até mesmo no seu setor. Aqui está permitido desobedecer sua mãe: converse com estranhos sim.

3. Possua o espírito de dono

Ser dono daquilo que você faz é diferente de apenas possuir um emprego. Você abandona a ideia de ser um simples empregado e torna-se dono de um propósito. “Trabalho no setor de compras. Em alguns momentos faço cotações de projetos com os fornecedores e tenho uma meta de preço a alcançar. Mesmo que por vezes já tenho 'alcançado' a meta, continuo tentando reduzir o custo, o que gera maior lucro para empresa. Não precisava fazer isso, mas isso mostra a preocupação com o negócio, como se fosse meu”, conta Débora Rachid, 22 anos, estagiária da Unilever em São Paulo. E se a empresa obtém maior lucro, todo mundo sai ganhando.

4. Seja um camaleão

O camaleão é reconhecido pelo seu poder de rápida adaptação ao meio em que está inserido e assim como ele, você deve ser suscetível às modificações dentro do ambiente organizacional. As mudanças no trabalho, como troca de equipe ou setor, por exemplo, podem forçar os profissionais a saírem de suas zonas de conforto, mas em momentos como esses, aqueles que possuem maior capacidade de adaptação levam vantagem. Seja uma dessas pessoas: esteja aberto e disposto às mudanças.

5. Peça feedback

O feedback tem extrema importância, uma vez que mostra o que os chefes estão achando do seu trabalho e ainda te ajuda a descobrir suas habilidades e o que você precisa aprimorar.

Foto: Assier Romero

Cada funcionário possui seu know-how, pontos fortes e fracos. O que diferencia os grandes profissionais do restante é a habilidade de perceber onde estão seus pontos fracos e trabalhar para melhorar sempre. Agora que sabe algumas das ações e características desejadas no mercado, o que você acha de avaliar sua situação atual e começar a se tornar um profissional de destaque? Hoje?

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page