top of page
  • Luis Gustavo Costa - Trainee de Relações

Pouco dinheiro e quer começar o negócio? Seus problemas acabaram!


Quem nunca pensou em se tornar o próprio chefe, mas falta dinheiro não ajudou? Sim, caro leitor. Nós podemos te ajudar!

Foto: Boletim do Empreendedor

Todo dia pessoas comuns sonham em abrir o negócio próprio, fazer sua empresa da maneira que achar melhor, entretanto a falta ou a limitação de capital muitas vezes se torna um limitador desse sonho, pelo receio de investir em algo que não se sabe o futuro. Aqui vamos expor como você pode seguir com este desejo mesmo possuindo pouco dinheiro.

Dois conceitos estudados no empreendedorismo são o Causation e o Effectuation. O primeiro modelo, resumidamente, seria quando uma pessoa idealiza um negócio, então busca os meios (espaço físico, qualificação dos funcionários, equipamentos) para torná-lo realidade.

No segundo modelo o empreendedor utiliza dos meios a seu dispor para então realizá-lo, assim lidando melhor com as incertezas de um novo empreendimento. Muitas pessoas, devido a sua condição financeira, acabam por escolher pelo segundo modelo. O Effectuation se baseia em pegar tudo que está a seu alcance para fazer seu negócio, como aptidões pessoais, contatos e espaços físicos. Usar este meio auxilia a saber os pontos a serem investidos e acarreta uma menor dependência com fatores externos, desta maneira minimizando os riscos para o empreendedor.

Você deve estar se perguntando, como utilizar este método então?

A melhor maneira de atuar, segundo o modelo Effectuation, seria focando nos recursos que possui, utilizar todo seu conhecimento prévio para fazer assim que seu negócio alavanque, mesmo possuindo pouco dinheiro. É muito importante estabelecer as possíveis perdas, para que assim uma pessoa com recursos limitados não acabe fazendo despesas que não poderia arcar depois, tornando essas perdas o menos impactante possível dentro de sua renda média.

Formação de parcerias são essenciais para o sucesso, estabelecendo uma boa comunicação com fornecedores e um canal de relacionamento eficiente com o cliente. Além disso, possuir apoio emocional de familiares e amigos, feedback de consumidores e participação financeira de sócios ajuda a garantir a solidez do negócio desde o início.

Imprevistos são coisas recorrentes no início da maioria dos negócios, portanto não se desespere ao se deparar com eles, procure entender o que eles podem te ensinar, como afetam seu negócio e até se podem ser benéficos. Estabelecer um modelo de negócio bem estruturado é essencial no início de todo empreendimento, definindo os custos, o segmento que será trabalhado, os clientes que serão atingidos e desta maneira possuir um melhor conhecimento sobre seu posicionamento no mercado.

Ao fim, sempre esteja de olhos bem abertos para seu potencial e possíveis oportunidades que poderão surgir, as aproveite para alavancar seu negócio, tornando o prospero a cada vez melhor.

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page