top of page
  • Foto do escritorJr. Eng

Como fazer uma boa gestão financeira pessoal


Em primeiro lugar, é necessário sabermos que uma boa gestão financeira pessoal vai muito além de pagar as contas em dia e conseguir sair no verde ao fim do mês. Uma boa gestão financeira necessita também de um bom planejamento, e o principal, visão voltada ao futuro. No meio de tantas tarefas e problemas cotidianos, hoje vamos falar algumas das principais dicas para se conseguir isso.

Para que sua gestão financeira funcione é preciso, num primeiro momento, que você tenha em mãos todos seus gastos – inclusive os pequenos gastos, como por exemplo o café da manhã na padaria num domingo – para que seja possível saber efetivamente o quanto você gasta. Feito isso, separe todos os seus gastos em categorias, de gastos fixos e variáveis, como por exemplo: água, luz, aluguel, internet, mercado, telefone, lazer e até mesmo gasto com roupas etc. Com essa categorização em mãos agora você pode identificar custos exagerados e que merecem ser reduzidos ao fim do mês.

Faça o mesmo com seus rendimentos, liste tudo aquilo que entra em seu orçamento e faça uma reflexão comparativa em torno de seus gastos e rendimentos. Faça perguntas a você mesmo do tipo “Será que economizando esse valor eu conseguirei atingir meus objetivos ao fim do ano?” ; “Será que realmente eu só gasto o necessário?”.

Para finalizar, pesquise e pense a respeito de suas possibilidades financeiras. Veja qual tipo de aplicação financeira compensa para sua renda, quite dívidas atrasadas, fuja de parcelamentos com juros. E o principal: siga fielmente suas metas e objetivos.

Confira também nosso artigo sobre Problemas com Gestão Financeira!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page