top of page
  • Lucas Godoy e Maria Julia Soares

Filosofia Kaizen

Atualizado: 7 de mai. de 2020


Na sociedade altamente competitiva que se tem hoje, as empresas buscam cada vez mais ferramentas e metodologias que aumentem sua produtividade e minimizem suas perdas, gerando mais lucro em menos tempo, com produtos e serviços de melhor qualidade para atender as necessidades dos clientes.


Assim sendo, surge a filosofia Kaizen, que visa a melhoria contínua de uma maneira estruturada e planejada, com o lema “Hoje melhor do que ontem, Amanhã melhor do que hoje!”, o intuito é apresentar pelo menos uma melhora todos os dias, não necessariamente algo enorme e sim soluções práticas, baratas e eficientes. Afinal, qual empresa não busca reduzir desperdícios, gastos, tempo de maneira fácil e barata e ainda aumentar os lucros obtidos?


Essa filosofia se iniciou no ambiente de crise que o Japão se encontrava no período após a segunda Guerra Mundial, havendo necessidade de um maior nível de produção e desenvolvimento comparado às empresas americanas, utilizando como base a teoria da administração clássica e em seguida ao Sistema Toyota de Produção, que por sua vez baseou a produção Lean Manufacturing, mais conhecida como produção enxuta, é aquela frase que todos conhecem: “Produzir mais com menos”, tendo como base os 7 desperdícios que se deve usar o Lean para serem eliminados:

Para o bom funcionamento da filosofia é extremamente necessário que a empresa toda esteja inserida, desde diretores à operários, abrindo assim um leque de maior empenho e dedicação por parte de todos, promovendo um ambiente mais agradável e uma melhora da comunicação entre todos colaboradores. Mas de que maneira é possível realizar uma melhora contínua no processo e evitar gastar muito tempo (e dinheiro) em problemas futuros? Esse método está diretamente ligado ao chamado ciclo PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir, ou seja, onde passa por etapas que consistem em um levantamento e análise de informações e a execução dessas análises e então se faz uma comparação da qualidade de execução com o que se era planejado (um controle de resultados) em seguida se toma a ação e correção dos problemas encontrados! Lembrando que para agir com eficiência esse ciclo deve ser continuo, nunca deve para de “girar”. Com a visão de fazer certo já na primeira vez.

Vale lembrar que a questão da melhoria contínua se divide basicamente em três segmentos:


Orientada à administração, onde a gestão é a supervisora de trabalhos distribuídos por diferentes setores da empresa, formando equipes de projetos afim de conseguir boas soluções; Orientada ao grupo, onde se forma um pequeno grupo de pessoas voluntárias da empresa para medir o desempenho e qualidade da empresa e solucionar problemas; Orientada às pessoas onde é diretamente voltado ao sistema de sugestões, ao incentivo aos funcionários para apresentarem suas ideias e visões. Para implementar a cultura da melhoria contínua, alavancando os resultados da empresa, é indispensável seguir os 10 mandamentos da filosofia Kaizen:


1. Todo desperdício deve ser eliminado 2. Melhorias graduais feitas continuadamente 3. Toda a empresa deve estar envolvida 4. Estratégias baratas e eficientes 5. Aplica-se em qualquer cultura 6. Apoia-se em uma gestão visual 7. Atenção voltada para a produção - onde se cria o valor 8. As pessoas são a prioridade 9. Orienta-se aos processos 10. Lema de aprendizagem é aprender fazendo.


Então, se o mercado atual está trazendo problemas para a empresa, a melhor solução é analisar o quanto novas filosofias são sempre bem vindas, pois nunca é tarde para conseguir o sucesso desejado.

Gostou desse conteúdo? Confira nossos artigos relacionados!

REFERÊNCIAS ARTIGOS: http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_339.pdf

http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol12_n1_2016/5- FERRAMENTA%20DE%20MELHORIA%20CONT%C3%8DNUA%20KAIZEN.pdf


1.516 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page