• Marcelo Sanchez Vieira

Estado de Fluxo

Atualizado: Mai 7


Existe um estado mental em que as funções que nós temos que realizar são realizadas no nível máximo de excelência, onde o corpo e a mente estão completamente alinhados e o desempenho apresentado é o melhor possível. Esse estado é conhecido como estado de Fluxo ou Flow.

Esse conceito de Flow foi desenvolvido na década de 70 pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi. A definição de Flow dele é a seguinte:

“Eu defino Flow como um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiência ótima. As experiências de Flow muitas vezes são lembradas como os momentos mais felizes da vida da pessoa, os momentos onde ela se sentiu no seu melhor.”

Ao ser comprovado que o estado de flow aumenta a produtividade, fazer o que você ama é um passo essencial para se atingir esse estado. O simples ato de fazer alguma coisa que você goste já resulta no estado de excelência em que a pessoa demonstra mais disposição e concentração. Realizar diversas tarefas ao mesmo tempo prejudica quem está tentando atingir o estado de fluxo pois a atenção fica dividida e assim entramos em desespero ao achar que não conseguiremos completar nossas tarefas. Ser organizado, sabendo exatamente o que e quando fazer, e possuir um autoconhecimento desenvolvido também são coisas essenciais para chegar ao flow

O estado de fluxo é caracterizado por elevar o grau de concentração ao máximo, gerando assim:

  • Aumento da criatividade;

  • Aumento do desempenho;

  • Soluções mais rápidas de problemas;

  • Confiança;

  • Sensação contínua de prazer.

Existem algumas técnicas para se atingir o estado de flow com mais facilidade. Ser desafiador, fazendo coisas que possuem um certo nível de dificuldade exercitam a concentração, fazendo com que o estado de flow seja atingido. Mas lembre-se, os desafios devem estar em harmonia com as suas competências e devem ser desafios realistas. Ao nos desafiarmos, estamos incentivando nossa concentração e nossa motivação para a realização de determinada tarefa aumenta.

Basicamente, esse estado permite que você atinja níveis além da sua capacidade, proporcionando um equilíbrio entre as suas capacidades e os objetivos e desafios estabelecidos. A partir do momento que você alcança esse estado, o foco passa a ser continuar nele. Fazer o que você se sente realizado fazendo e se desafiar constantemente devem ser rotina a partir desse momento.



Confira o nosso blog para mais conteúdos!


237 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados