Você já percebeu que quanto menos tempo temos para fazer uma tarefa mais nos planejamos e focamos em acabá-la? Se você tiver um trabalho que demora uma hora para fazer, mas o prazo de entrega é de uma semana, você provavelmente demoraria uma semana para concluí-lo. Esse comportamento foi estudado pelo economista Cyril Northcote Parkinson que apresentou pela primeira vez o conceito de “Lei de Parkinson” em um artigo da revista The Economist.
Parkinson diz que o trabalho se expande de modo a preencher todo tempo disponível para a sua realização. Isto é, quanto menos tempo você tem para concluir uma tarefa, mais dedicado a ela você será. Além disso, ele notou que quanto mais tempo dedicamos a uma tarefa, mais complexa ela se torna e mais difícil é terminá-la. Assim, quanto mais livre for seu dia, mais tempo será consumido para realizar tarefas simples. Por outro lado, quando você tem pouco tempo para realizar uma atividade, existe uma tendência a ser mais prático e objetivo, evitando as distrações e focando em terminar o projeto. Desta forma, quanto mais ocupado você é, mais eficiente precisa ser.
Agora, o desafio é como aplicar a lei de parkinson em favor dos seus objetivos pessoais. Para isso, confira algumas dicas:
Criar sentido de urgência: Isto ajudará você a criar uma vontade de conclusão para combater as distrações. Quando aplicamos o fator urgência para as tarefas do dia a dia, terminamos as coisas mais rápido e desenvolvemos a nossa produtividade.
Organizar seu dia de forma criativa: Organize seu dia de forma a naturalmente criar pressão.
Definir prazos firmes e desafiadores para as suas tarefas: Organize períodos do dia para concluir tarefas específicas e saia da sua zona de conforto.
Acompanhar seu dia de trabalho: Meça como é seu dia de trabalho para autoconhecimento e assim saber quanto tempo você precisará para concluir uma tarefa.
Criar fortes incentivos para terminar as tarefas antecipadamente: Procure equilibrar seu aumento de produtividade com tempo livre para se relaxar e descansar. A eficiência é inútil se ela acelera o esgotamento.
A partir desse momento é sua vez de colocar essas dicas em prática para melhorar sua produtividade e aumentar seus resultados.
Quer aumentar a sua produtividade? Baixe o nosso e-Book gratuitamente!
REFERÊNCIAS:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/a/33268
https://professoresdosucesso.com.br/5-formas-de-fazer-a-lei-de-parkinson-trabalhar-para-voce.html
https://www.linkedin.com/pulse/lei-de-parkinson-grande-aliada-da-execu%C3%A7%C3%A3o-kaio-serrate/?trk=eml-email_feed_ecosystem_digest_01-recommended_articles-7-Unknown&midToken=AQENS8J6z0jaOg&fromEmail=fromEmail&ut=36z84pcwGeT8M1