top of page
  • Laura Gatica

Diversidade: estratégia para o crescimento

Atualizado: 7 de mai. de 2020


A diversidade humana é um tema muito abordado atualmente e vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, na medida que se relaciona diretamente com o crescimento do negócio. Uma pesquisa realizada pela empresa americana, McKinsey & Company, líder mundial no mercado de consultoria empresarial, aponta que as empresas pertencentes ao primeiro quartil das mais diversas em relação à gênero, eram 15% mais propensas a terem retornos financeiros acima da média da indústria nacional. Assim como as mais diversas em relação à raça e etnia, eram 35% mais propensas a terem retornos financeiros acima da média nacional.

A base de dados dessa pesquisa, assim como outros estudos da relação entre diversidade e crescimento empresarial, apontam que as companhias que adotam uma política de contratação de funcionários voltada a variedade de personalidades, igualdade de gênero e diversidade são mais propensas a apresentarem crescimento acima da média do mercado. Como isso é possível? A resposta é simples e está no próprio significado da palavra! A diversidade nos remete à diferença. Isto é, diferentes visões de mundo, ideias, perspectivas, soluções, experiências, valores e conhecimento.

Esses aspectos contribuem para a inovação, solução de problemas e tomadas de decisões dentro da empresa, através da pluralidade de abordagens e perspectivas. Pesquisas acadêmicas mostram que o trabalho resultante de grupos diversos normalmente superam os resultados do trabalho individual de especialistas. Além disso, a diversidade é decisiva na identificação e simpatização dos clientes com o negócio. A representatividade de cada segmento do mercado consumidor é essencial para a fidelização de clientes, que se sentem valorizados e compreendidos pela empresa. A Avon do Brasil, por exemplo, contratou 255 mulheres negras, no período de setembro de 2016 a junho de 2017, para a função de gerente de setor, responsável por coordenar as revendedoras. Com isso aumentou em 30% a representação de negros, com o objetivo de ser mais fiel à realidade brasileira.

Internamente, a diversidade no ambiente de trabalho influencia a satisfação dos funcionários e reduz conflitos entre grupos, melhorando a colaboração e a lealdade. Para os trabalhadores das minorias, por exemplo, o aumento da satisfação entra em ação quando a representação ultrapassa 15% da força de trabalho. A presença de um número suficiente de membros de grupos minoritários aumenta a confiança e a auto-estima dos indivíduos, ao mesmo tempo em que quebra os preconceitos que levaram à exclusão em primeiro lugar. Confirmando isso, pesquisas mostram que empregados gays em um local de trabalho mais diverso se sentem mais seguros e positivos sobre seu emprego e colegas de trabalho, em comparação aos ambientes menos diversos.

Notamos que a nova era do mundo corporativo tem como um dos principais pilares as relações humanas. Isso abrange tanto a relação da variedade de conhecimento e pensamento em uma equipe, quanto a empatia no relacionamento com os clientes. Portanto, empresas que investem na estratégia de contratar funcionários com perfis diversos já estão a um passo a frente com essa vantagem competitiva em relação as demais concorrentes.

Gostou do artigo? Confira o nosso blog!

REFERÊNCIAS:

HUNT, Vivian. LAYTON, Dennis. PRINCE, Sara. Diversity Matters. 2015.

BATISTA, Roberto. Diversidade: fator-chave para a inovação e crescimento das empresas. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/a- diversidade-fator-chave-para-a-inovacao-e-crescimento-das-empresas>. Acesso em 20 de Junho. 2019.

PILOTO, Tatiana. Diversidade não é clichê. É estratégia de crescimento. Disponível em: <https://administradores.com.br/noticias/diversidade-nao-e- cliche-e-estrategia-de-crescimento>. Acesso em 20 de Junho.2019.

41 visualizações0 comentário
bottom of page