top of page
  • Iris Ramos Sola

Digitalização empresarial e seus impactos

Atualizado: 7 de mai. de 2020


Digitalização no contexto empresarial é tornar os processos digitais. Dessa forma tem como objetivo, segundo uma matéria da revista Exame, aumentar a produtividade sem aumentar o custo, por meio da adoção de tecnologias nos processos, como internet das coisas e big data. Cada vez mais a implantação dessa tecnologia deixa de ser uma opção e passa a ser uma necessidade porque grande parte do mercado já está modernizado nesse sentido.

Um dos maiores questionamentos quanto a digitalização é sobre a possível substituição de funcionários por máquinas e inteligência artificial. De acordo com o Estadão, o objetivo da digitalização não é eliminar as pessoas da linha de produção, mas sim livrá-las de processos mecânicos repetitivos e colocá-las em outras áreas, criativas e de coordenação, dessa forma os funcionários desenvolvem-se mostrando potencial criativo e de inovação.

Além disso, uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Prognos mostra que a digitalização, apesar de tirar alguns cargos, também criou novos postos que até então não existiam.

Porém, aqui no Brasil utiliza-se produção em lotes e isso é um problema para a personalização do produto para o cliente. Para isso, foram criados softwares de moldagem que personalizam o produto e verificam a viabilidade da produção, de forma eficaz e sem grandes gastos.

Além disso, para que a produção seja individual dessa forma, é necessário que máquinas e pessoas se comuniquem eficientemente, portanto, a digitalização também torna esse processo mais eficiente e torna a indústria menos suscetível a erros.

Alguns serviços personalizados de acordo com o perfil da empresa e do tipo de produto também podem ser adquiridos, como manutenção preventiva no caso de automóveis, rastreamento de processos em indústrias têxteis e gestão de estoque em grandes lojas.

A desvantagem de toda essa digitalização é a facilidade de invasão da tecnologia, portanto investimentos em segurança digital são extremamente necessários. Sem contar que a tecnologia requer constantes inovações, portanto grande parte do investimento deve ser voltado para isso.

Para o site IT Fórum 360, digitalização de toda a empresa deve começar pelo RH para reconhecer impactos no desempenho, gerenciamento e análise de pessoas. Dessa forma a empresa saberá reconhecer os chamados talentos digitais e desenvolver e capacitar pessoas para que sejam esses funcionários.

Para que isso ocorra é necessário não só construir uma cultura de inovação, envolver os funcionários em todos os estágios para que ele se sinta parte e engajado da empresa, mudar a mentalidade dele para que saiba que os riscos são compartilhados e não individuais, mas também oferecer aos funcionários mais orientação.

Alguns benefícios observados com o uso do RH Digital apontados pela E-Commerce News são: melhoria na comunicação interna; aperfeiçoamento do recrutamento, da admissão e da gestão; agilidade na rotina do departamento; e eficiência no monitoramento de resultados.

Gostou do artigo? Confira nossos conteúdos relacionados!


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page