top of page
  • Julia Torsoni

Os benefícios de um clima organizacional bem estruturado

Atualizado: 7 de mai. de 2020


O bem estar e a harmonia entre os adjuntos de uma empresa dependem de diversos fatores. Alguns internos e outros externos à eles, variando de seu uniforme até seu espaço de trabalho dentro do escritório. Sendo assim, é certo que se o clima organizacional de uma empresa não se encontra de acordo com as condições básicas de trabalho, não tem como haver produtividade e resultados por parte dos funcionários. No entanto, o que é clima organizacional e como aplicá-lo corretamente dentro de sua empresa?

A definição básica de clima organizacional consiste no medidor do nível de satisfação dos contratados em relação a diferentes aspectos da organização, (como gestão, coordenadoria, divisões de tarefas, etc.), e de sua estrutura, (como layout, espaço pessoal, privacidade, entre outros). A implementação correta de alguns desses tópicos garante não só uma melhoria na convivência dentro da empresa como também a produtividade e a entrega de resultados por parte dos membros. Alguns deles, como o ambiente de trabalho e as relações interpessoais, possuem extrema significância e sua implementação garantem melhoria quase imediata na produtividade.

O ambiente de trabalho, além de receptivo e aconchegante, deve oferecer conforto a todos, levando em consideração a ergonomia, e incentivar a criatividade, estimulando novas ideias. No entanto, além de promover o bem estar de seus empregados, deve transmitir seriedade e impor respeito, induzindo o foco e a determinação de seus trabalhadores a cumprirem suas tarefas e em seus prazos previamente estipulados.

Dentro do tópico relações interpessoais, vale ressaltar que é imprescindível sentir-se seguro e à vontade com seus colegas de trabalho, tanto os que ocupam cargos abaixo do seu, quanto os que ocupam cargos acima. No entanto o bom convívio entre os membros de uma empresa depende tanto de ações horizontais (entre membros em um mesmo nível de desenvolvimento dentro da empresa) quanto verticais (entre contratante e contratado). Cabe aos funcionários ouvir as opiniões divididas pelo grupo e cabe ao grupo executivo garantir liberdade para que todos tenham espaço de fala.

Além de atitudes significantes como essas, a implementação do bem estar dentro da empresa, como por exemplo a criação de espaços de convivência no escritório ou o oferecimento de café durante a manhã, mantém a união entre os membros e lhes oferece a possibilidade de se sentirem mais à vontade, incentivando seu processo criativo. Diante da aplicação de ações como essas, é garantida uma crescente melhoria no clima organizacional e um evidente aumento na produtividade de seus membros, consequência de sua satisfação com a estruturação do funcionamento interno da empresa.

Curtiu? Confira outros artigos do nosso blog!

124 visualizações0 comentário
bottom of page