top of page
  • Alice Selegatto

Diagnóstico e soluções de problemas utilizando o Diagrama de Ishikawa

Atualizado: 7 de mai. de 2020


A busca pela melhoria contínua e aperfeiçoamento dos processos não é novidade para nenhuma empresa, porém, para melhorar algo, é necessário saber identificar quais são os pontos em que devemos aperfeiçoar e como fazer isso.

Para isso, surge o Diagrama de Ishikawa, também chamado Diagrama de Causa e Efeito, originalmente desenvolvido pelo o engenheiro Kaurou Ishikawa, onde se busca estudar a fundo um problema existente, diagnosticando todas suas causas e como solucioná-lo.

Onde seus principais benefícios são:

· Permitir uma visão macro do problema;

· Envolvimento de toda a equipe;

· Exploração dos desdobramentos do problema;

· Oferece uma solução mais rápida e efetiva;

· Hierarquização das causas encontradas.

Mas, como construir um Diagrama de Ishikawa?

Após definir qual o problema a ser estudado, todos os envolvidos no processo devem participar da construção do diagrama, que normalmente é estruturado pelos 6M (apresentado na tabela abaixo). Cada critério compreende não apenas uma causa, mas suas diversas ramificações, permitindo ampliar a visão para várias causas/soluções do mesmo problema.

Como exemplo prático do Diagrama, tem-se um caso de variação da camada de tinta a pó e quais as possíveis causas seguindo o 6M.

Com uma visão macro, o Diagrama de Ishikawa nos permite definir causas específicas de um problema e, ao testá-las, podemos comprovar qual delas é a real causa do transtorno, direcionando os esforços de resolução para ela. Adversidades sempre acontecem, o importante é identificá-las e solucioná-las rapidamente, para manter o ritmo e garantir a efetividade do processo.


Curtiu? Confira outros artigos no nosso blog!

804 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page