top of page
  • Leonardo Sanches Xavier de Almeida

Chances para o sucesso: A contribuição da diversidade de suas habilidades

Atualizado: 7 de mai. de 2020


Você com certeza já pensou que uma habilidade adquirida no passado ou um livro lido durante as férias o ajudou em determinada situação fora de sua habitual rotina. Em seu livro “Como fracassar em quase tudo a ainda ser bem-sucedido”, Scott Adams, criador da famosa tirinha americana “Dilbert”, afirma que podemos aumentar nosso valor de mercado sendo apenas bom, não extraordinário, em mais de uma habilidade conquistada. Dessa forma, poderíamos diminuir a preocupação em aprimorar ao máximo unicamente uma habilidade, para o foco da aprendizagem de mais de uma habilidade sendo apenas “bom”.

Digamos por exemplo que você seja um orador público qualificado como “bom” e sabe lidar da mesma forma com uma apresentação de PowerPoint, isto proporciona, então, uma boa chance de alcançar o sucesso em sua área. Dessa forma:

Bom + Bom > Leva ao excelente

Scott Adams, famoso cartunista, considera a si mesmo como um desenhista relativamente bom, uma pessoa não hábil com a façanha de ser engraçado e com habilidades de escrita satisfatórias. Porém, possuindo o mesmo nível de habilidade que diversos escritores que não conseguiram o sucesso, o que o destacaria dentre tantos?

O mesmo conta que o quê a maioria dos artistas e cartunistas não possuem são os anos de experiência empresarial corporativa, além de um MBA na Haas School of Business, que serviram para transformar sua tirinha Dilbert para um nome comum dentre os jornais americanos. Dessa maneira, quando combinadas suas comuns habilidades de escrita, humor, desenho com alguns anos de estudos em negócios, a combinação mostrou-se poderosa para o alcance do sucesso.

Ainda é possível destacar que outra grande vantagem de aprender o máximo que puder em diferentes campos é que, quanto mais conceitos você possuir dentro de si, maior será a facilidade de aprender novos conceitos. Digamos que tudo o que aprendemos se torna um atalho para entender alguma outra coisa com um diferente olhar, o que irá mudar também nossa abordagem com o determinado assunto.

Concluindo, pode-se dizer que o futuro é completamente imprevisível no que se refere à profissão e à vida pessoal para além de dez anos. A melhor maneira de aumentar as chances de sucesso de uma forma que para outros pareça sorte é tornar-se bom, mas não incrível, em habilidades que funcionam bem juntas e que são úteis a praticamente qualquer trabalho.


Gostou do artigo? Confira o nosso blog!

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page