top of page
  • Andre Nakaza

Foco, uma ferramenta fundamental para produtividade.

Atualizado: 7 de mai. de 2020


Ocupado demais para ler um artigo?

Tudo bem, não há nada de errado em se dedicar a seus estudos, a seus relacionamentos, a seu futuro. A pergunta é: você está focado no que realmente importa? Você dedica, hoje, a maior parte de seu tempo a alguma coisa, que sintetize seus sonhos, seus desejos, seus objetivos? Ou apenas está jogando seu tempo fora e seus esforços em atividades desnecessárias?

Os resultados que você obtém estão diretamente ligados pelas escolhas que faz. Você já parou para pensar como alguns tem tanto sucesso e outros não, se todos têm o mesmo número de horas no dia? Gary Keller e Jay Papasan, autores do livro “A Única coisa” tem a resposta para isso. Eles perceberam que toda vez que tinham sido bem-sucedidos, haviam focado numa única coisa. E quando tinham fracassado não haviam se concentrado o suficiente, ou seja, eles chegaram a conclusão de que os melhores resultados estão diretamente relacionados com o foco: quanto mais específico ele for, maior o resultado.

Dessa forma, Garry Keller desenvolveu a Pergunta Foco: “Qual é a única coisa que posso fazer de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?”. Esse questionamento nos direciona ao realizarmos nossas atividades, seja ela aplicada independente da área da tarefa, pessoal, empresarial ou acadêmica. E não importa em que tempo ela é feita, isto é, você pode remodelar a Pergunta Foco para daqui 10 anos, 5 anos, 1 mês ou uma semana. Deste modo, fazendo um funil em relação ao tempo seu foco melhorará e você traçará um objetivo melhor.

Fica claro, portanto, que devemos filtrar nossos objetivos e nosso foco para um único ponto de convergência, focando nossas energias para haver o mínimo de desvio de atenção, dado isso, seja sua vida pessoal, empresarial ou acadêmica se tornará mais concisa e com menos desperdiço de tempo, afinal nós temos apenas uma vida, não é mesmo?


Quer aumentar a sua produtividade? Baixe o nosso e-Book gratuitamente!

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page