• Marcelo Sanchez Vieira

Como a metodologia 5S pode ajudar sua empresa

Atualizado: Mai 7


A metodologia 5S visa reduzir o desperdício de recursos e espaço no ambiente de trabalho. Acredita-se que essa metodologia surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, pelo professor Kaoro Ishikawa, onde o país passava por dificuldades de encontrar recursos e matérias primas.

Esse método nos ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhoria. O nome se dá devido à aplicação de cinco atividades, que foram traduzidas com a adição de “senso de” para manter o mesmo nome em português, essas palavras são: Seiri (Senso de utilização), Seiton (Senso de organização), Seiso (Senso de limpeza), Seiketsu (Senso de padronização), Shitsuke (Senso de disciplina).

Agora, vamos falar um pouco sobre cada um desses sensos:

  • Seiri (Senso de utilização):

A primeira etapa é separar o que é útil do que é necessário. Ao aplicar esse senso, os resultados já começam a aparecer em relação ao ganho de espaço, organização das ferramentas e de estoque.

  • Seiton (Senso de organização):

O senso de organização estimula a colocar cada coisa no seu devido lugar. É interessante organizar o ambiente levando em consideração que o que é mais usado no dia a dia deve estar ao alcance das mãos.

  • Seiso (Senso de Limpeza):

Na terceira etapa, é implementado o senso de limpeza em todos da empresa. Para uma empresa funcionar perfeitamente, o ambiente de trabalho, as ferramentas e tudo na empresa deve estar limpo. E isso é função de todos, não apenas dos funcionários de limpeza.

  • Seiketsu (Senso de padronização):

A normalização de processos é uma das etapas da metodologia 5S. Diz respeito a normatização de cores, formas, iluminação. Esse senso abrange também a saúde dos funcionários. É importante manter em bom estado os banheiros, refeitórios, escritórios.

  • Shitsuke (Senso de disciplina):

Neste senso, o importante é manter tudo que foi feito anteriormente e adquirir o comprometimento com a metodologia. O objetivo é monitorar e manter disciplina para que todos os 5S sejam aplicados continuamente.

A aplicação da metodologia 5S faz com que os processos sejam otimizados, facilitando as operações, reduzindo perdas de material e diminuindo o tempo empregado.


Quer saber mais sobre otimização de processos? Confira nossos artigos relacionados ou baixe o nosso e-Book


Fonte: dendrus.com

#otimizaçãodeprocessos #desempenho #comprometimento #Organização #disciplina

374 visualizações

Menu: 

Informações: 

Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 - Bloco 1 - Pedregulho, Guaratinguetá - SP, 12516-410

+55 (12) 3123-2249

© 2020 Jr. Eng Todos os direitos reservados